AssembleiaSanta MariaSaúdeTragédia

KISS. Atenção à saúde das vítimas e sobreviventes é tema para discussões em SM, na sexta e no sábado

Audiência pública na AL, em 27 de maio: ideia do debate dee agora surgiu a partir de lá
Audiência pública na AL, em 27 de maio: ideia do debate dee agora surgiu a partir de lá

O que acontece entre esta sexta e o sábado em Santa Maria, inclusive, no segundo dia, com a presença de representante do Ministério da Saúde, é resultado de reivindicação de familiares das vítimas, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, no final de maio.

Para saber mais do evento, patrocinado pelo Legislativo, confira o material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do parlamento gaúcho. O texto e a foto são de Tiago Machado. A seguir:

Técnicos e autoridades debatem atendimento às vítimas da Kiss

O atendimento de saúde, social e psicológico prestado às vítimas da tragédia da Kiss será discutido durante dois dias em Santa Maria. Nesta sexta (24) e no sábado (25), representantes do Ministério da Saúde, do governo do Estado e da Prefeitura vão se reunir na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) para analisar o trabalho realizado e redefinir ações.

Conforme o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a realização do encontro foi uma demanda apresentada pela Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) na audiência pública promovida pelo Parlamento gaúcho, no dia 27 de maio, em Porto Alegre. “Os pais e familiares afirmam que a rede de cuidados e de atenção às vítimas se enfraqueceu com o passar do tempo. A realização desse encontro vai servir como uma remobilização coletiva. A tragédia e as suas consequências continuam existindo e exigem providências integradas dos agentes públicos”, afirmou.

Entre as reivindicações apresentadas pela AVTSM , estão a promoção de um novo mutirão de saúde para levantamento de necessidades no atendimento às vítimas, a reavaliação da lista de medicação psiquiátrica disponível no SUS, a manutenção da estrutura do Programa Acolhe Saúde e manutenção das equipes que atendem os sobreviventes. Também cobra uma análise sobre a rede de apoio de políticas públicas, a qual foi lançada pelo Estado após a ocorrência do incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013.

Ministério da Saúde – O deputado Valdeci confirmou a presença do coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, na reunião de sábado. A abertura dos trabalhos acontece sexta, às 8h, na sede da Apusm. Além de reuniões, está prevista a apresentação de pesquisas sobre o tema.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo