AssembleiaDestaque

POLÍTICA. Antes da Presidência, no próximo ano, Valdeci Oliveira assume 1ª secretaria da Assembleia

Santa-mariense terá o segundo posto da hierarquia administrativa em 2020

Valdeci Oliveira será o presidente do Legislativo em 2022, no último ano do mandato. Nesta ano, secretário (Foto Divulgação/AL)

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar / Por Marcelo Antunes

A partir desta quarta-feira (3), o deputado Valdeci Oliveira irá integrar a Mesa Diretora do parlamento estadual como 1º Secretário, o segundo posto na hierarquia administrativa da Casa Legislativa. A função, que na prática é uma espécie de vice-presidente da Assembleia, será exercida até fevereiro do ano que vem, quando Valdeci assumirá o cargo de presidente do parlamento estadual.

“Se formos seguir estritamente o que diz o Regimento Interno da ALERGS, as funções de 1º secretário seriam somente burocráticas e formais. No entanto, nós sabemos que o bom funcionamento do Legislativo depende muito do trabalho qualificado, ágil e minucioso da equipe da 1º secretaria, pois muito dos atos realizados pelos gabinetes e departamentos legislativos é acompanhado pelo setor”, avalia o deputado, acrescentando que, entre outras prerrogativas da função, estão a de autorizar e fiscalizar despesas como diárias, passagens áreas, indenização veicular e cotas administrativas dos gabinetes.  

“No exercício dessa importante tarefa, contarei com o apoio direto de uma equipe de servidores públicos competente e comprometida. Estaremos sempre abertos ao diálogo, a sugestões de melhoria do trabalho legislativo e no fortalecimento da democracia no nosso Estado”, assegura o deputado, que está em seu terceiro mandato e atualmente integra as Comissões de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA), Assuntos Municipais (CAM) e de Defesa do Consumidor e Participação Popular. “Essa é a obrigação de qualquer homem ou mulher que tenha sido eleito para ocupar algum tipo de mandato. É o que a população, de forma legítima, espera de nós”, finaliza.

A Assembleia Legislativa gaúcha é uma das poucas no país que atua administrativamente de forma compartilhada. Durante os quatro anos de cada legislatura, as quatro maiores bancadas eleitas exercem, cada uma e em forma de rodízio, a presidência por um ano. Os demais partidos também participam, de forma proporcional, dos demais espaços de atuação, como as Comissões. Neste ano, a presidência será exercida pelo deputado Gabriel Souza (MDB). Em 2019 e 2020, respectivamente, o posto foi ocupado pelos parlamentares Luis Augusto Lara (PTB) e Ernani Polo (PP).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo