DestaqueRegião

SÃO GABRIEL. Prefeitura alerta para comunidade evitar balneário devido a bugio considerado hostil

Há relatos de que o animal teria agredido duas crianças no local

Lideranças municipais debateram situação do bugio que ameaça segurança no balneário. Foto Prefeitura / Divulgação

Por Prefeitura de São Gabriel

Durante o feriado de carnaval e ao longo da próxima semana, o Governo Municipal recomenda que a comunidade evite frequentar a área conhecida como “Balneário do Pedroso”, prolongamento do Assentamento Conquista do Caiboaté, que é de propriedade do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em vista da presença de animal hostil. A deliberação é resultado de reunião convocada pelo prefeito em exercício Lucas Menezes, na manhã desta sexta-feira (12), para tratar da situação do local, onde está vivendo um espécime primata “Bugio-Ruivo” (Alouatta guariba), alvo de discussão na comunidade por conta de dois episódios recentes de agressão a crianças no local, usado por muitas famílias durante o veraneio.

O prefeito em exercício ressaltou que o local não pertence ao Município, mas sim ao Incra, e que qualquer providência dependeria de pareceres de especialistas e da autorização de órgãos como IBAMA, Secretaria de Meio Ambiente e o Centro Nacional de Primatas (CENP), ligado à Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

“Recomendamos que a comunidade evite o local, especialmente nesse feriado, tanto para evitar que alguma família sofra uma agressão como também para impedir que o animal seja atacado, o que seria um grave crime ambiental”, assinalou.

Bugio foi flagrado no Balneário do Pedroso. Local pertence ao Incra Foto Patrulha Ambiental / Divulgação

Placas já foram colocadas no local em parceria com a ONG Patinhas & Focinhos, e uma bióloga da Universidade Federal de Santa Maria já realizou parecer preliminar sobre o animal. Segundo os especialistas presentes, será preciso uma análise técnica mais robusta e precisa, para decidir se é o caso de remover o animal para outra mata mais adequada ou se ele já está adaptado àquele habitat.

Participaram do encontro a sargento Nair Jacobsen e o soldado Diego Rodrigues, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar; veterinária Adriana Pereira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; professor Thiago Gomes dos Santos, da Unipampa; Érica Borges, da ONG Patinhas & Focinhos; o diretor de Comunicação Social da Prefeitura, Cláudio Moreira, ex-chefe de gabinete do Incra; e, por teleconferência, o professor Paulo Heerdt Junior, do Serviço de Proteção Ambiental do Incra, órgão proprietário da área.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo