Artigos

Qual o interesse não revelado do pastor Malafaia na manifestação de Bolsonaro? – por Carlos Wagner

“Claro que não fez tudo isso por simpatia ideológica com o ex-presidente”

Ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados produziram a maioria das provas que os envolve na tentativa de golpe (Foto Reprodução)

Não existe manifestação pública de bolsonaristas sem cartazes pedindo golpe de estado, xingando os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), defendendo os torturadores do golpe militar de 1964, distorcendo salmos da Bíblia, espalhando fake news e atacando os partidos de esquerda, em especial o PT. Esse tem sido o roteiro seguido ao logo das mais de três décadas de vida política do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

O que se assistiu no domingo (25/02) na Avenida Paulista, centro de São Paulo, foi uma manifestação pensada e organizada pelo pastor neopentecostal Silas Malafaia, 65 anos, da igreja Assembleia de Deus em Cristo. Ele convenceu Bolsonaro a fazer a manifestação e deu um roteiro de “bom comportamento” para ser seguido pelo ex-presidente.

Com o argumento de que os ministros do STF não poderiam ser atacados e muito menos os agentes da Polícia Federal (PF) que estão trabalhado no caso da conspiração do golpe de estado. Bolsonaro seguiu o roteiro. Enquanto isso, Malafaia aproveitou-se do prestígio do ex-presidente para atirar pedras no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por ser um hábil negociador dos interesses econômicos e políticos dos seus colegas neopentecostais, Malafaia não falava pelo ex-presidente quanto atirou pedras no governo Lula e nos ministros do STF. Falava por ele próprio e pelos seus interesses. Lembro que o fato dele ter sido mentor e organizador da manifestação de domingo deu-lhe um capital político que será usado em futuras negociações econômicas e políticas.

O que escrevi não é opinião. São fatos que temos publicado nas nossas matérias sobre Malafaia. Dito isso, vamos conversar sobre a manifestação. A ideia inicial era reunir 700 mil pessoas. Não existe um número oficial de quantas pessoas estiveram na Paulista. Mas foram muitas. Escrevi que considerava irrelevante o número de pessoas presentes na manifestação, o que interessa é se elas prosseguirão e conseguirão se firmar como símbolo da resistência do ex-presidente contra a montanha de provas que o STF tem envolvendo-o na conspiração da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

A maioria das provas foi produzida pelo próprio ex-presidente e seus seguidores, como o vídeo de uma reunião de ministros apreendido pela PF na casa do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Cid fez deleção premiada para a PF.

Aqui é o seguinte. Uma coisa é conseguir mobilizar a opinião pública contra uma injustiça cometida por um ministro do STF. Outra é mobilizar contra uma prova verídica. São duas coisas bem diferentes. O que isso significa? Que o caminho escolhido pelo ex-presidente para pressionar o STF pode se virar contra ele. Mais uma vez digo que não é opinião. Mas fatos que estamos publicando, ditos por advogados especializados.

O que deu para ver na manifestação de domingo é que aliados do ex-presidente estão sugando com uma voracidade imensa o seu prestígio político. Como são os casos do seu afilhado político e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. E do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Já escrevi que Bolsonaro não é um gênio da política. Mas é um cara esperto, que tem um tino de sobrevivência política muito apurado. Ele sabe que o seu prestígio tem prazo de validade e que, quando esse prazo vencer, será deixado à beira da estrada pelos companheiros. E que seu atual momento é muito delicado. E que uma mudança depende de conseguir derrubar a sentença do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Hoje são mínimas as chances de derrubar a sentença do TSE. Mas a história ensina a nós repórteres que a disputa política dá muitas voltas. Quando assumiu o governo, em 2019, Bolsonaro estava cercado por generais e empresários que acreditavam que conseguiriam manobrá-lo, tornando-o uma espécie de rainha da Inglaterra, uma metáfora usada para designar um governante cujo poder é apenas simbólico e que, na prática, não manda.

Logo no início do segundo ano de mandato, o então presidente da República conseguiu recuperar o poder, demitiu mais de 10 generais e expurgou vários empresários do seu convívio. Os que ficaram no governo seguiram as ordens de Bolsonaro, que desde o início sempre defendeu um golpe de estado. Trabalhou para que isso acontecesse. Deu no que deu.

Durante a manifestação, Bolsonaro pediu anistia aos presos, condenados e aos que ainda respondem a processos pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando seguidores do ex-presidente invadiram e quebraram tudo que encontraram pela frente no Palácio do Planalto, no STF e no Congresso, em Brasília (DF). Há duas investigações da PF sobre o caso, as operações Lesa Pátria (está na sua 23ª fase), que investiga os financiadores do quebra-quebra em Brasília, e a Tempus Veritatis, a hora da verdade em latim, que apura a arquitetura da conspiração dos golpistas.

Por todas as informações disponíveis a respeito da tentativa de golpe, tudo indica que o pedido de anistia do ex-presidente não será considerado. Que importância os jornais darão, ao longo da semana, à manifestação de domingo? Se não for descoberto nada fora do normal, ela descerá para o pé da página.

Nós jornalistas precisamos ficar atentos aos movimentos do pastor Malafaia na arena da disputa política. Ele investiu muito tempo e dinheiro no evento. Claro que não fez tudo isso por simpatia ideológica com o ex-presidente. Malafaia tem os seus próprios interesses. Sempre teve e lutou por eles. É o que a história do pastor nos ensinou.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O texto acima, reproduzido com autorização do autor, foi publicado originalmente no blog “Histórias Mal Contadas”, do jornalista Carlos Wagner.

SOBRE O AUTOR:  Carlos Wagner é repórter, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela UFRGS. Trabalhou como repórter investigativo no jornal Zero Hora de 1983 a 2014. Recebeu 38 prêmios de Jornalismo, entre eles, sete Prêmios Esso regionais. Tem 17 livros publicados, como “País Bandido”. Aos 67 anos, foi homenageado no 12º encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), em 2017, SP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. População tem que ficar atenta aos movimentos da midia/jornalistas na arena da disputa politica. Há muito dinheiro envolvido (inclusive salarios e empregos). Por simpatia ideologica muitos ‘narradores’ (o que na teoria deveriam ser) ‘fardam’ e ‘entram em campo para jogar’.

  2. Alas, ‘minuta do golpe’ foi mencionada primeira vez em, salvo confusão, maio de 2023. Domingo passado Cavalão mencionou o assunto e segundo Gilmar, que nãos sabe o que é LOMAN, seria ‘confissão’. Alas, clima do STF é ‘fomos escolhidos pelo Ceu para salvar o Brasil’.

  3. ‘Por todas as informações disponíveis a respeito da tentativa de golpe, […]’. Algumas que a midia faz questão de não divulgar. O ‘plano de golpe’ incluia a decretação do Estado de Defesa. Que leva a uma discussão infrutifera. Fato é que deveria ser caracterizada uma ‘iminente instabilidade institucional’, teriam que ser ouvidos o Conselho da Republica e o Conselho de Defesa Nacional. Se o decreto tivesse sido assinado deveria ser submetido a votação em 24 horas no Congresso Nacional. Não iria passar nunca. Mas criaria uma confusão do K7.

  4. ‘[…] Bolsonaro pediu anistia aos presos, condenados e aos que ainda respondem a processos pelo envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro,’ Diria que além de absurdos processuais (devido processo legal esta na CF mas é coisa da Globo), muitos foram condenados a penas semelhantes aos dos réus do caso Kiss. Alas, da impressão de que outro fator entrou na conta. No sistema atual se a criatura pegar pouco mais de 8 anos de cadeia ‘não da nada’. Ou seja, existem tres situações, cestas basicas, pouquissimo tempo e muito tempo. Resultado é que fica parecendo injustiça. Por quê? Porque a população em geral não engole o papinho de ataque a conceitos abstratos (instituições, democracia, etc). Isto é coisa de classe media alta, da burocracia juridica, etc.

  5. ‘[…] Bolsonaro estava cercado por generais e empresários que acreditavam que conseguiriam manobrá-lo, […]’. Nem de todo errado e nem de todo certo. Vide Gustavo Bebianno e Paulo Marinho. Generais não tem muita capacidade cognitiva para ‘manobrar’ o poder. Vivem noutra bolha, é outro jogo.

  6. ‘Ele sabe que o seu prestígio tem prazo de validade e que, quando esse prazo vencer, será deixado à beira da estrada pelos companheiros.’ Tem bola de cristal? Pergunta: algum dos companheiros consegue juntar aquele tanto de gente sem o Cavalão?

  7. ‘Já escrevi que Bolsonaro não é um gênio da política.’ Sim, o autor que é. Ninguem em BSB dorme sem ler o blog dele. Lembra o jornalismo esportivo. Nunca jogaram, treinaram um time, foram dirigentes ou empresarios. Mas sabem tudo. Acreditam piamente que ‘cobrir’ uma area por um bom tempo equivale a formação.

  8. Tarcisio de Freitas e Caiado não são postes não são Dilma, a humilde e capaz. Não são postes. Um é reconhecidamente competente, outro tem relevancia politica antes do Cavalão despontar.

  9. ‘Não existe um número oficial de quantas pessoas estiveram na Paulista. Mas foram muitas.’ Consorcio midiatico caiu na arapuca. ‘Pesquisadores’ da USP falavam inicialmente de 30 a 45 mil pessoas. Não ‘colou’. Passaram para 180 mil. As imagens mostram só a Paulista, não mostras as ruas laterais. Há também o caso dos Gaviões da Fiel ‘democraticamente’ impedindo manifestantes de entrarem no metro (video divulgado). Surgiu a comparação com outras manifestações. Inclusive com a Parada Gay que teria reunido ‘4 milhões de pessoas’. Conclusão é que foi bastante gente, nem tanto quanto os cavalistas afirmam e não tão pouco quanto os vermelhos dizem. Fato é que os vermelhos podem juntar o mesmo tanto de gente por lá. Diferença seria na espontaneidade. Dinheiro do partido/ONG’s/publico ao inves do bolso dos manifestantes. E muito pão com mortadela (que por sinal é bom).

  10. ‘O que escrevi não é opinião. São fatos que temos publicado nas nossas matérias sobre Malafaia.’ Se é necessario explicar obvio que é opinião.

  11. ‘[…] manifestação de domingo deu-lhe um capital político […]’. Sempre teve, mesmo antes do Cavalão surgir. A midia não noticiava para não divulgar o sujeito. Foco era Edir Macedo.

  12. ‘Malafaia não falava pelo ex-presidente […]. Falava por ele próprio e pelos seus interesses.’ Não brinca! Quer dizer que se falasse pelo ex-presidente seria sem interesse nenhum?

  13. ‘[…] deu um roteiro de “bom comportamento” para ser seguido pelo ex-presidente. […] os ministros do STF não poderiam ser atacados […]’. Amplamente noticiado na midia, que fez isto segundo a mesma foi Michel Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo