Por Prefeitura de Tupanciretã
Após a reunião do Centro de Operações de Emergência (COE), desta quinta-feira (18), foram publicados dois novos Decretos Municipais relativos à pandemia em Tupanciretã. O Decreto 6047/2021, que reitera as medidas adotadas para o enfrentamento e prevenção no contágio pelo covid-19, porém, foram dobrados os valores das multas (por VRM) para o descumprimento das regras adotadas no Decreto, e adotou a proibição na permanência de qualquer pessoa na área da Praça Coronel Lima durante a vigência do Decreto.
O segundo Decreto, 6048/2021, suspende em todo território do Município de Tupanciretã as aulas presenciais da rede pública e privada, tanto no âmbito municipal e como no estadual. Portanto, durante o mês de março o ensino será permitido apenas de forma remota. Após este período será avaliada a situação municipal de casos ativos, e tomadas novas definições.
Confira todas as novas determinações do COE:
Ensino público e privado
Devido a situação estar muito crítica, o ensino será de forma remota durante o mês de março, após esse período será avaliada a situação para nova definição
Comércio
Os estabelecimentos comerciais deverão aplicar com mais rigidez as medidas de prevenção e sanitização, e essas medidas serão fiscalizadas sem aviso prévio. Portanto, o uso de máscara, uso de álcool 70%, distanciamento de 1,5m, e evitar a circulação de pessoas com comorbidade.
Serão feitas ações de abordagem na cidade juntamente com a Defesa Civil do Município como forma de prevenção e observação na aplicação das medidas sanitárias.
Multas dobradas
Em virtude da insubordinação da comunidade observada durante o feriado de Carnaval, foi estabelecido que as multas serão dobradas, ou seja, a que antes implicava em 1 VRM, a partir de hoje será de 2 VRM’s, o que era de 2 VRM’s será de 4 VRM’s, e assim sucessivamente. Isto foi necessário como forma de conter o desregramento das medidas.
Praça Coronel Lima
Faixas e placas de interdição limitarão a permanência da comunidade na área da Praça Coronel Lima, portanto, não será admitido pessoas ficarem na praça.
Unidades / Postos ESF’s
Solicita-se aos usuários das unidades de saúde para que observem a necessidade de ser atendido sem ser para urgência, evitando assim aglomeração nos postos, inclusive no próprio ESF 4, referência de atendimento da covid-19.
Além dessas principais deliberações, assuntos relacionados aos tópicos mencionados foram debatidos durante a reunião, como afirmou o prefeito Gustavo Terra “agora não se trata de bandeira estadual, mas sim de bandeira municipal, e a nossa é preta”.
O momento é de reflexão como indivíduo, observar a forma de cooperação para que a saúde pública no município não entre em colapso, pois segundo o secretário de Saúde, Vinicios Nagera, estão ocorrendo remanejamento de profissionais dos postos de saúde para atender a demanda intensa da ESF 4.
Por fim, a responsabilidade não é restrita ao Executivo, ao prefeito, a equipe do ESF 4 ou a um indivíduo, ela é mútua, pois é resultado de atitudes conjuntas. Por este motivo, não é questão de culpa, é questão de como essas mesmas atitudes conjuntas tomadas a partir de hoje impedirão o avanço de contaminação da covid-19.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.