Câmara de VereadoresDestaque

CÂMARA. Adelar Vargas quer tornar essenciais em tempos de calamidade petshops com banho e tosa

Iniciativa do emedebista pretende garantir a saúde e a boa higiene dos pets

“Muitos animais têm problemas dermatológicos como dermatites, sarna e necessitam de banhos medicinais frequentemente para não agravar o problema”, afirma o vereador Adelar Vargas (Foto Allysson Marafiga/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Adelar Vargas – Bolinha (MDB), reconhecido militante da causa animal em Santa Maria, pretende tornar os serviços de petshop com banho e tosa em atividade essencial no município. Caso o projeto seja aprovado, empresas do ramo poderão atuar durante períodos de calamidade pública e pandemia.

O projeto de lei, protocolado nesta segunda-feira (8), tem apenas dois artigos. O primeiro reconhece os estabelecimentos como atividade essencial e o segundo determina que a lei entre em vigor na data de sua publicação.

“Muitos animais têm problemas dermatológicos como dermatites, sarna e necessitam de banhos medicinais frequentemente para não agravar o problema. É necessário considerar ainda que nem todos os pets têm condições de ser tratados em casa em razão do espaço local, porte do animal e ainda por possuir uma pelagem longa, além dos problemas acima citados”, justifica Bolinha.

O parlamentar também ressalta que a tosa necessita ser realizada por profissionais qualificados, principalmente, a tosa higiênica que garante a saúde e boa higiene do pet.

Segundo o emedebista, a ausência desses cuidados pode ainda facilitar o aparecimento e proliferação de parasitas, o que prejudica a saúde não apenas do animal, mas também de seus tutores.

“A atividade de banho e tosa é essencial e a liberação desse segmento auxiliará na saúde e bem estar dos animais, que para muitos é considerado membro da família e necessita dos mesmos cuidados”, justifica o vereador.

O vereador ainda protocolou um requerimento (AQUI) para que o projeto tramite em regime de urgência na Casa, iniciativa que se tornou moda neste início de ano no Legislativo.

Confira a proposta de Bolinha na íntegra (AQUI).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo