Câmara de VereadoresDestaque

CÂMARA. Bancada petista tranca tramitação do kit covid após projeto passar pela Comissão de Saúde

Proposta de Tubias Calil entrará em votação na sessão desta quinta (18)

Bancada do PT foi contra a inclusão do projeto de lei na sessão desta terça. Proposta tramita em regime de urgência (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

O projeto de lei do vereador Tubias Calil (MDB), que visa disponibilizar gratuitamente um kit de medicamentos sem eficácia comprovada para pacientes com covid-19, quase foi colocado em votação no Parlamento de Santa Maria, nesta terça-feira (16). A proposta foi aprovada nas comissões da Casa, mas a bancada petista foi contra a inclusão na Ordem do Dia.

Na Comissão de Saúde, o projeto passou aos trancos e barrancos. O médico e vereador Werner Rempel (PCdoB) apresentou parecer (confira a íntegra no final do texto) contrário à tramitação da proposta.

“Como ressaltado na reunião da Comissão de Saúde da nossa Câmara com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, não há condições de distribuição das medicações em todas as Unidades de Saúde do município, pois isso demandaria a presença de farmacêutico em cada uma delas, o que não é possível com o número de farmacêuticos do quadro”, diz trecho do parecer.

No documento, Werner relata que tem conhecimento de diversos médicos que prescrevem alguns dos medicamentos listados no projeto, mas destacou que a iniciativa não pode interferir na prática médica.

 “O PL não pode obrigar o médico a prescrever, nem o paciente a utilizar o medicamento. Dessa forma, o projeto é redundante com a realidade já existente e inócuo neste aspecto”, diz o parecer.

Porém, por quatro votos a dois, o documento foi rejeitado. Werner e o presidente da Comissão de Saúde, Admar Pozzobom (PSDB), votaram pela aprovação. Já Anita Costa Beber (PP), Danclar Rossato (PSB), Tony Oliveira (PSL) e Tubias votaram pela derrubada do parecer.

Com isso, Anita foi designada como nova relatora. A progressista apresentou o seu parecer durante reunião da Comissão de Saúde, realizada em intervalo da sessão plenária. O documento, que ainda não consta no site do Legislativo, foi aprovado pelo colegiado.

Como o projeto do kit covid tramita em regime de urgência, o presidente da Casa João Ricardo Vargas (PP) tentou colocá-lo na Ordem do Dia para primeira votação. Contudo, a bancada petista foi contra. Por consequência, a proposta agora entrará em pauta na sessão de quinta-feira (18).

O que diz o projeto
O Projeto de Lei 9196/2021 torna a Secretaria Municipal de Saúde responsável por disponibilizar gratuitamente kits de medicamentos para o tratamento precoce aos pacientes com sintomas da Covid-19, que possuam orientação médica com prescrição dos medicamentos como: hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, bromexina, nitazoxanida, zinco, vitamina D, anti-coagulantes e/ou outros fármacos que venham a ser liberados e preconizados pelo Ministério da Saúde.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Puxa vida até o vereador dito de esquerda é a favor do kit covid? Afinal é a favor da vacina ou do kit? Será que ela vai incentivar os professores a usar o kit em vez da vacina? Que decepção. Eu como sua colega estou decepcionada. Não me representa mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo