VOCÊ SOUBE ANTES. Cezar Schirmer anuncia hoje consórcio para operar o transporte coletivo urbano em Santa Maria
Reproduzo, sem qualquer alteração, nota que publiquei com absoluta exclusividade, no final da tarde de ontem. Aliás, faço aqui um acréscimo: segundo apurei ontem à noite, o nome do consórcio será Sistema Integrado Municipal (SIM). Confira:
“EXCLUSIVO. Schirmer anuncia amanhã mudança radical no transporte coletivo em Santa Maria
O prefeito municipal Cezar Schirmer está assinando nesta segunda-feira um decreto executivo, que passa a vigorar na terça, 26 de janeiro, quando será publicado no Diário Oficial do Estado, e que muda radicalmente o transporte coletivo urbano em Santa Maria.
Ao mesmo tempo em que renova automaticamente por dez anos as concessões (que estão com prazo vencendo) às empresas que hoje realizam o serviço, cria-se um consórcio que vai operar e gerenciar todo o transporte. Mas isso é só um pedacinho (importante) do que será anunciado em solenidade que acontecerá, provavelmente à tarde, no Centro Administrativo Municipal.
Por força do decreto, os carros terão cor única, sem as marcas das empresas (que não deixam de existir, mas se coadunam com o consórcio). As linhas serão rearranjadas, para evitar sobreposições, significando um aumento da eficiência do serviço.
Será implantada a bilhetagem eletrônica, o que é o primeiro e fundamental passo para a criação da passagem integrada. Os cobradores não perderão o emprego, mas passarão a atuar de forma diferente, no interior dos carros. Há, segundo pude apurar, o compromisso de ampliar o número de ônibus em pelo menos 40 (todos com elevadores para portadores de deficiência), o que significa, salvo engano claudemiriano, no mínimo 20% mais do que hoje é colocado à disposição dos usuários.
O consórcio (cujo nome não consegui obter, mas que tem tudo para ser uma sigla), a grande novidade e que, com certeza, foi negociada com as concessionárias, passa a operar em março, mas o processo todo será implementado ao longo de 2010. Não haverá, pelo menos neste mês, aumento de tarifa.
EM TEMPO: estima-se que, além da manutenção do emprego dos atuais cobradores, potenciais prejudicados com a bilhetagem eletrônica, sejam criadas novas vagas, na área de vendas e atendimento.
EM TEMPO 2: as fontes deste sítio, antes que a caça as bruxas comece, é bastante próxima ao centro do poder. A negociação em torno dessa inovação acontece já há algum tempo, em absoluto segredo e com a participação de muito pouca gente. Não chega a meia dúzia, pelo lado do Executivo, e nem isso, talvez, fora do âmbito do Executivo. E nada havia vazado. Até este momento.
Até que a mudança toda seja completamente esclarecida pelo poder público, fica a primeira impressão que o CARTEL do transporte coletivo vai ficar igual. Da mesma cor.
Parabéns pela inciativa. Já era passada a hora de SM modernizar o seu sistema de transporte público. Com relação a falácia da perda dos empregos dos Cobradores, posso afirmar que em cidades onde o tipo de combrança eletrônica vigora existe transferência de postos de trabalho para pontos de venda, ficalização e manutenção do aparato eletrônico e computacional necessário para o sistema funcionar, sem contar com a segurança.
Parabéns pela iniciativa SM.