Arquivo

Salários. Aumento médio acima da inflação, na iniciativa privada. Já os servidores públicos..

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é uma instituição mantida pelos sindicatos de trabalhadores. E cumpre, entre outras, uma eficiente tarefa de coleta de números relativos ao Trabalho, no Brasil. E é, portanto, insuspeita, do ponto de vista dos trabalhadores.

 

Pois é o Dieese o portador de uma notícia pra lá de interessante: no último ano, praticamente 100% (96,4%, para ser exato) dos dissídios coletivos encerraram com reajustes salariais acima da inflação. Em alguns setores específicos, bastante acima do índice de custo de vida anual.

 

O que significa, objetivamente, que pelo menos na iniciativa privada, a luta dos trabalhadores passa para outro patamar: a busca de eventuais perdas passadas. As tais reposições, de que tanto se tem lido e ouvido.

 

Essa realidade, porém, não pode ser transposta para o funcionalismo público. Especialmente o federal e o estadual. Esses, cá entre nós, têm recebido tratamento muito duro. Quase dando a impressão que o objetivo é, sim, reduzi-lo ao mínimo.

 

A situação não é a mesma, é preciso dizer, em relação ao funcionalismo municipal. Os barnabés da boca do monte tiveram reajuste de 6% (parcelado, mas enfim…) no ano passado, e têm a proposta de 8,34% (igualmente em parcelas) agora em 2007. E, aqui, a luta é aquela de que falei lá atrás: a reposição de perdas. Trata-se da grande (e legítima) reivindicação dos servidores do município.

 

SUGESTÃO DE LEITURAclique aqui para ler a reportagem “Dieese: dissídios ficam acima da inflação”, publicada pelo G1, o portal da Globo, com informações da Agência Estado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo