Artigos

É hora de agir, prefeito – por Roberto Fantinel

Articulista questiona por que Santa Maria ainda não tem auxílio emergencial

Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, com quase 350 mil habitantes, aprovou recentemente uma linha de auxílio emergencial municipal. O governo estadual gaúcho está fazendo sua parte e anunciou nesta sexta-feira (26) uma linha de auxílio emergencial aos setores mais afetados pela pandemia. Ao citar esses dois exemplos, pergunto: por que nada foi feito em Santa Maria ainda?

Uma cidade que, como todo sabemos, tem sua base econômica alicerçada na prestação de serviço, precisa que o prefeito entenda a urgência de suas ações para socorrer o setor. A omissão adotada até o presente momento – e que já provoca consequências dramáticas – terá um preço ainda mais alto se aqueles que comandam a cidade permanecerem inertes.

Os comerciantes, por exemplo, têm sito duramente afetados. A instabilidade do abre e fecha não permite um planejamento de médio e longo prazo. E é esta possibilidade, essa visão de médio e longo prazo que permite ao setor fazer investimentos, gerar emprego e renda. Sem previsibilidade, o fôlego, que já está no fim, não tardará em acabar. A mesma situação acontece com os autônomos.

Então a solução é abrir sem manter as regras sanitárias indicadas desde o início da pandemia? Não! Enquanto não tivermos a população vacinada e imunizada, teremos que lidar com distanciamento social, assepsia, máscara e responsabilidade coletiva. Mas é fundamental para dezenas de milhares de pessoas uma ajuda para enfrentar esse período.

Sem isso, sem uma ação do Poder Executivo municipal, o risco de a pobreza atingir parcela significativa da população santa-mariense é alto. E não é correto, não é justo que quem paga impostos, gera emprego e renda, e faz tudo o que está ao seu alcance para sobreviver ao caos que vivemos pague a conta pela omissão de quem foi eleito para resolver os problemas locais.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreverá no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Frida bem poderia cantar assim: “Quem é você? Adivinha se gosta de mim Hoje os dois mascarados Procuram os seus namorados Perguntando assim Quem é você?, diga logo Que eu quero saber o seu jogo Mas queeem é você….”

  2. Simples, políticos correram para o lado errado. ‘Reservaram’ grana para as vacinas porque ‘dá mais IBOPE’ e deixaram a economia na mão. Efeagá cita um professor da Politécnica que dizia ‘o problema não é o esperto porque não comete esperteza todo o tempo, problema é o burro porque é burro sempre’. Creio que uma das interpretações da ‘esperteza’ é gatunagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo