DestaqueSanta Maria

CIDADE. Chuvas deste início de mês fazem aumentar o nível dos açudes e bebedouros em Santa Maria

Ainda assim, Defesa Civil do município entrega água para mais de 200 famílias

Açude em Estância Velha, no Distrito de Boca do Monte, um exemplo da melhora na quantidade de água (foto Divulgação/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Desde o dia 27 de fevereiro, quando ocorreu o primeiro período de chuvas mais intensas em Santa Maria, até esta sexta-feira (11), foram totalizados mais de 164 milímetros de precipitação pluviométrica, conforme informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse índice de chuva nos primeiros dias de março é uma boa notícia para o período de estiagem, e já há registro de aumento no nível de açudes e bebedouros do Interior do Município.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, mesmo com as chuvas esparsas registradas em algumas localidades, praticamente em todos os distritos já houve uma considerável melhora na quantidade de água nos açudes em propriedades do Interior, como registrado próximo à Estrada Estância Velha, no distrito de Boca do Monte .

“A chuva nesses primeiros dias de março foi bem positiva, principalmente para a dessedentação animal, hortas e pomares. Seguimos acompanhando a situação da estiagem em Santa Maria e dando todo suporte necessário às comunidades e propriedades do Interior mais necessitadas. Até esta sexta, já estão concluídos 83 serviços, e há 212 inscritos para receber ações de limpeza de bebedouros e também a construção de novos açudes, que são feitos conforme cronograma da secretaria. Vale lembrar aos produtores já inscritos que, se houve acúmulo de água nos açudes com as chuvas, e não seja necessário realizar o serviço, eles devem comunicar a secretaria com urgência. Caso as máquinas cheguem até esses locais e constatem o acúmulo de água, consequentemente não haverá necessidade do serviço nesse bebedouro. Pois, somente serão feitos aqueles que precisam recuperar açudes ou abertura de novos”, explica o secretário Menna Barreto.

Junto ao índice pluviométrico registrado, Santa Maria também foi atingida por fortes ventos que ultrapassaram a marca de 110 km/h, destelhando casas e causando ainda maiores impactos em famílias com vulnerabilidade social. Com isso, a Defesa Civil Municipal segue o atendimento às ocorrências cadastradas. Para poder atender às demandas, a Superintendência da Defesa Civil já solicitou ao Executivo Municipal a compra de mil unidades de telhas de seis milímetros, 500 unidades de telhas de quatro milímetros e cunheiras, para efetivar ainda mais a qualidade do serviço prestado às necessidades do Município.

Até esta sexta, a Defesa Civil já registrou 154 casas destelhadas. Para amenizar a situação, já foram distribuídos mais de 2 mil metros de lona para cobrir parcialmente os danos causados pelos últimos temporais. As equipes da Defesa Civil também já entregaram 998 telhas de fibrocimento para 74 residências (lista a seguir), sendo 823 folhas de 6 milímetros para 62 casas, e 175 folhas de 4 milímetros para outras 12 casas. Além disso, 62 cestas básicas foram entregues para famílias afetadas pelas chuvas das últimas semanas…”

PARA LER A ÍNTEGRA (e conferir as residências atendidas com telhas e água potável), CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo