DestaqueEducação

SAI VIRA DRI. UFSM introduz Diretoria de Relações Internacionais e avança na internacionalização

Entenda a mudança e o que ela significa para a comunidade da Universidade

Conselho Universitário da UFSM aprovou proposta de reestruturação da agora antiga Secretaria de Apoio Internacional

Da Assessoria de Imprensa da DRI da UFSM / Foto de Reprodução

Em março deste ano, o Conselho Universitário da UFSM aprovou a proposta de reestruturação da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que passa a se chamar Diretoria de Relações Internacionais (DRI) a partir desta quarta-feira (6). Essa mudança marca uma nova fase da internacionalização na UFSM, refletindo uma evolução institucional que já vem ocorrendo ao longo dos últimos anos e consolidando um novo entendimento sobre o papel estratégico desempenhado pela SAI/DRI dentro de nossa universidade

Historicamente, a SAI havia sido criada com o propósito de oferecer suporte ao reitor e à comunidade acadêmica com relação a assuntos internacionais, mas suas funções eram limitadas e de natureza primariamente operacional. Com o passar do tempo e a crescente demanda social por instituições de ensino, pesquisa e extensão capazes de responder aos desafios de um mundo profundamente globalizado, a internacionalização se tornou um pilar cada vez mais importante para o desenvolvimento das universidades. A partir do reconhecimento desse cenário global, a UFSM buscou se adaptar ao novo momento e as atribuições da secretaria foram sendo expandidas progressivamente.

Porém, especialmente nos últimos anos, a internacionalização ganhou ainda mais importância, sendo definida como o desafio Nº 1 de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Consequentemente, a administração central passou a tratar a internacionalização (e a SAI) como um de seus principais eixos estratégicos. Assim, a secretaria teve sua estrutura, equipe e atribuições ampliadas, fortalecendo sua capacidade de atuação. Isso significa que o processo de reestruturação que transforma a SAI em DRI não representa apenas uma mudança de nomenclatura, mas formaliza e consolida essa profunda mudança na cultura institucional da UFSM com relação à internacionalização, que já vinha sendo aplicada na prática.

Agora, com uma estrutura organizacional própria, que lhe garante maior autonomia administrativa, e capacidade de articulação intersetorial, a Diretoria de Relações Internacionais passa a ser oficialmente o órgão suplementar responsável por planejar, coordenar e implementar as políticas de internacionalização da universidade, promovendo parcerias estratégicas com instituições estrangeiras, fomentando a mobilidade acadêmica, estimulando a internacionalização “em casa”, apoiando estudantes e pesquisadores internacionais, e integrando a UFSM ao cenário internacional do ensino, pesquisa e extensão.

Para a comunidade acadêmica, algumas implicações dessa mudança são o aumento da oferta de programas de mobilidade e vivências internacionais (presenciais ou virtuais), o fomento da oferta de disciplinas internacionalizadas (capazes de preparar nossos estudantes para atuar como profissionais ou pesquisadores em nível internacional), a realização de eventos multiculturais, a criação ou inserção da UFSM em redes globais de pesquisa, o acolhimento mais qualificado dos estudantes estrangeiros no campus, a promoção de uma convivência maior e mais rica com estudantes e professores internacionais e, consequentemente, com diferentes culturas e realidades acadêmicas.

Com a consolidação da DRI, espera-se que os avanços da UFSM na área de internacionalização não apenas continuem acontecendo, mas se intensifiquem ainda mais. O desenvolvimento de estratégias de internacionalização em casa, uma atuação ativa na diplomacia universitária e o aumento da presença e projeção internacional da instituição terão reflexos no aumento das oportunidades locais e externas disponíveis para docentes, estudantes e técnico-administrativos.

Essa nova fase traz consigo a visão de uma UFSM forte, eficiente, organizada e capaz de ser protagonista no cenário global, não apenas enviando estudantes e servidores para o exterior, mas também atraindo o interesse da comunidade internacional, promovendo a excelência acadêmica por meio da cooperação internacional e transformando nosso campus em um espaço de grande riqueza multicultural.

Durante os primeiros dias da transição, as antigas páginas e redes sociais utilizadas pela SAI serão modificadas progressivamente, podendo apresentar desatualizações ou instabilidades temporárias. Contamos com a compreensão de todos durante esse processo.

Confira os novos links abaixo:

Site da DRI

Novos contatos (e-mails e telefones)

Grupo de Whatsapp “DRI News – Estudantes”

Grupo de Whatsapp “DRI News – Docentes”

Grupo de Whatsapp “DRI News – TAEs”

Instagram

Facebook

YouTube

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo