Arquivo

Reunião do ministério. Lula diz que Brasil está melhor que a maioria, para enfrentar a crise

Terminou agora há pouco, no final da tarde, a reunião ministerial convocada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto principal, para não dizer único, foram as implicações da crise ianque no Brasil. Conforme o relato presidencial, o país está melhor preparado que vários outros países, para enfrentar a turbulência econômica.

 

A propósito da fala de Lula, e da reunião dos ministros, acompanhe reportagem de Luciana Lima, da Agência Brasil, com foto (em que aparece também o vice-presidente José Alencar) de Antônio Cruz. A seguir:

“Para Lula, Brasil está mais preparado que Coréia e Rússia para enfrentar a crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou agora há pouco a reunião ministerial convocada para discutir os impactos da crise financeira mundial.

Depois de um debate ocorrido à tarde, Lula foi o último a falar e disse que o objetivo era que os ministros pudessem ter um panorama mais preciso do país e do mundo, dos possíveis rumos da crise e quais as medidas que devem ser tomadas para combatê-la.

Ao final da reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um resumo das discussões. Segundo ele, Lula falou muito de suas impressões sobre a reunião do G20 – grupo que reúne países desenvolvidos e emergentes – ocorrida no último dia 15, em Washington.

Ele relatou que os chefes de Estado concluíram que a crise é grave e requer medidas urgentes. Lula destacou que as medidas para reduzir seus efeitos passam, principalmente, por políticas anticíclicas.

Ele citou o pacote editado pelo governo chinês que injetou US$ 586 bilhões na economia do país, o que equivale a 12% do Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Mantega informou, ainda, que o presidente Lula considerou que o Brasil está em melhor condição de enfrentar a crise que outros países emergentes, entre eles a Coréia do Sul e a Rússia.

“O Brasil se preparou melhor. Estamos colhendo os frutos que plantamos. Fizemos reservas e nossas reservas foram até criticadas. Mas preferíamos ser credores em dólar do que ser devedor em dólar”, disse o ministro, concordando com Lula.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil, inclusive com outros detalhes sobre a reunião ministerial desta segunda-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo