DestaquePaís

PANDEMIA. Morte por covid-19 no Brasil aumenta na faixa dos 30 aos 59 anos e já alcança os 26,9%

Em dezembro, vítimas fatais nesse grupo etário era de um quinto do total

Enterro de uma vítima de covid-19, no cemitério de Brasilia. Cena que se repete, por conta da covid, no Brasil inteiro (foto Reprodução)

Do portal Poder360 / Por Tiago Mali e Valquíria Homero

A participação da faixa etária de 30 a 59 anos no total de mortes pela covid-19 aumentou nos últimos 4 meses. Em dezembro, esse grupo representou 20,3% dos óbitos, mas os dados preliminares de março indicam que, agora, esse percentual chegou a 26,9%. Em todos os meses de dezembro para cá houve aumento da proporção de pessoas de meia-idade no total de novas vítimas do coronavírus.

Os dados foram compilados pelo Poder360 a partir de informações de 253.054 mortes registradas no banco de dados Sivep-Gripe, do SUS. Só foram analisados os óbitos com informações completas sobre idade e mês da morte. Por essa razão, o número é inferior aos dados mais recentes do Ministério da Saúde.

O aumento das mortes no grupo de meia-idade é acompanhado por uma redução do percentual de idosos. As vítimas que tinham 60 anos ou mais foram 79% do total em novembro, a maior proporção até agora. Desde então a proporção cai de forma constante. Em março, 71,5% das pessoas que morreram por covid-19 estava nessa faixa etária.

Para o professor de epidemiologia Walter Ramalho, da UnB (Universidade de Brasília), essa mudança no perfil das vítimas do coronavírus pode ter relação com o avanço da campanha de vacinação nos idosos e também com questões comportamentais. “Em alguns Estados, a vacinação das pessoas acima de 75 anos já foi concluída. Além disso, a população idosa no geral é mais reclusa que os jovens, que circulam mais”, diz. “Tudo sugere que existe um comportamento social atrelado a isso”.

Considerando todo o período da pandemia, a composição etária dos mortos é a seguinte:

jovens de até 29 anos – 1,5%;

pessoas de 30 a 59 anos – 22,5%;

idosos de 60 ou mais anos – 76%.

Os dados compilados pelo Poder360 mostram que nos últimos meses a proporção de pessoas de meia-idade aumentou e, em março, já ultrapassa ⅓ dos mortos em 7 Estados…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo