CulturaDestaque

CINEMA. Curta santa-mariense selecionado para festival de Montevideo e Colônia de Sacramento

Mostra terá “Gumersindo Saraiva - A última batalha”, de Ricardo Ritzel

Cena de gravação junto à primeira sepultura de Gumersindo Saraiva no Cemitério Santo Antônio dos Capuchinhos, em Itacurubi

Da Assessoria de Imprensa da Produção do Documentário / Com fotos de Divulgação

O documentário curta-metragem santa-mariense, “Gumersindo Saraiva – A última batalha”, do cineasta Ricardo Ritzel, foi selecionado para participar da mostra competitiva do Festival Internacional de Cine Documental del Uruguay – Atlanticdoc 2023, que acontece entre os dias 16 e 28 de outubro, em Montevideo e Colônia do Sacramento.

Mais de 600 obras audiovisuais de 43 países foram inscritas em 2023, neste que é um dos mais conceituados e tradicionais festivais de cinema da América Latina. Desses, 60 documentários foram selecionados para competição oficial pela curadoria uruguaia. O anúncio foi feito no último sábado, dia 7, pelo coordenador-geral do festival, o cineasta Ricardo Casas.

Pela programação oficial do festival, o curta-metragem santa-mariense será exibido, dentro da mostra competitiva internacional, nos dois polos do evento: Montevideo e Colônia do Sacramento. Se for premiado, haverá uma reprise na cerimônia de encerramento e premiação na capital uruguaia.

A atriz santa-mariense, Vera Mesquita, interpreta, no documentário, a heroína rio-grandense, Apolinária Cardoso de Souza

O documentário histórico tem ficha técnica assinada somente com nomes de Santa Maria (veja a ficha técnica no final do texto), a participação especial da atriz santa-mariense, Vera Mesquita, a narração do professor da UFSM, Rogério Rocha Lobato e depoimentos de pesquisadores da Região Central do Estado, como Walter Jobim Neto e Valdir Amaral Pinto.

A Confraria Cavaleiros da Paz, de Porto Alegre também participa da obra audiovisual, assim como figurantes da Região das Missões do Rio Grande do Sul, onde foram gravadas as cenas, nos exatos locais onde aconteceram os fatos históricos abordados pelo trabalho.

Gumersindo Saraiva – A Última Batalha aborda a vida e a morte do mais famoso general revolucionário e a sua participação na Revolução de 1893, resgatando através de uma cavalgada, o trajeto até então desconhecido do seu Estado-Maior, desde o Capão da Batalha, em Carovi, até o Cemitério Santo Antônio dos Capuchinhos, em Itacurubi. Ou seja, do local onde foi mortalmente ferido a balaços, passando por estâncias e fazendas da Bossoroca, até o local onde teve três de seus cinco sepultamentos.

A obra destaca também uma inusitada ajuda que os revolucionários tiveram para que o corpo do general não se tornasse um troféu de guerra da ditadura castilhista, assim como ressalta o que é mito e o que verdade em uma das maiores lendas da mais sanguinária das revoluções rio-grandenses: a decapitação do general Saraiva e o envio de sua cabeça ao presidente do Estado, Julio de Castilhos.

A trilha sonora do curta-metragem é outro ponto alto da obra, assinada por grandes músicos e cancioneiros gaúchos como, Noel Guarani, João Sampaio, Ernesto Fagundes, Paulinho Fagundes, Martin Sued, Mario Barbará, Chico Sarrat e Aparício Rillo.

Diretor (de jeans azul claro), roteirista, diretores de fotografia e figurantes gravando em Itacurubi

Este é o terceiro festival que o documentário é selecionado. Os outros, onde já foi exibido, são o 15º Santa Maria Vídeo e Cinema e o 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana de Guácaras, em Corrientes, Argentina. Os dois realizados em 2022. A obra também já foi exibida, desde então, em 14 cidades gaúchas, sendo que as próximas sessões já programadas são para os dias 13 e 16 de outubro, em Arroio Grande e Itaqui respectivamente.

A produção do curta pretende marcar uma exibição comemorativa em Santa Maria ainda antes do final do ano, reunindo equipe técnica, atriz, figurantes, músicos e patrocinadores, além do público interessado.

“Gumersindo Saraiva – A Última Batalha” foi patrocinado pelo Consórcio Caminho das Origens, com participação das Prefeituras Municipais de Itacurubi, Bossoroca e Capão do Cipó, além do apoio de inúmeras empresas e profissionais liberais.

Confira aqui o trailer do documentário:

Confira abaixo a ficha técnica do documentário:

Gumersindo Saraiva – A Última Batalha

Direção: Ricardo Ritzel

Assistente de direção: Rubens Fabricio Anzolin

Roteiro e Produção Executiva: Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel

Montagem e edição: Erick Cabrera

Fotografia: Erick Cabrera, Lucas Cauduro e Rodrigo Fortes

Arte: Rodrigo Fortes

Argumento: Marquinhos Fabricio, Inácio Marques Cusco e Ariel Sanchez

Atriz convidada: Vera Mesquita

Narração: Rogério Rocha Lobato

Depoimentos: Crescêncio Fabricio da Silva, Valdir Amaral Pinto e Walter Jobim Neto

Trilha sonora: Noel Guarani, João Sampaio, Ernesto Fagundes, Paulinho Fagundes, Martin Sued, Mario Barbará, Chico Sarrat e Aparício Rillo.

Cavalgada: Confraria dos Cavaleiros da Paz, Família Fabricio e amigos e Piquete Apolinária Cardoso de Souza

Coordenador da equipe de apoio: Sandro Fabricio Sanchez

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo