DestaqueRegião

REGIÃO. Daer libera trânsito na Ponte das Tunas, entre os municípios de Restinga Sêca e Formigueiro

Capacidade da ponte sobre o Rio Vacacaí permanece limitada a 24 toneladas

Liberada, mas a passagem está proibida para caminhões bitrem e veículos de carga em comboio (Foto Gardel Silveira/Especial)

Por Liana Ramos Carvalho / Daer

O trânsito de veículos está liberado desde as 18h desta sexta-feira (19) na Ponte das Tunas, na ERS-149, entre Restinga Sêca e Formigueiro. A normalização do tráfego sobre o Rio Vacacaí ocorre após a conclusão das obras de restauração da estrutura.

A reforma completa da ponte teve investimento de R$ 190 mil do Tesouro do Estado. Além da substituição integral dos materiais danificados, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes – implantou uma pista antiderrapante para aumentar a segurança dos motoristas nos dias chuvosos.

A capacidade da ponte permanece limitada a 24 toneladas, com passagem proibida de caminhões bitrem e veículos de carga em comboio. O respeito a essas normas – que serão fiscalizadas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar – assegura a manutenção dos serviços realizados e a segurança dos usuários. Ainda neste mês, as regras ficarão expostas em placas de sinalização nas cabeceiras da ponte.

“Outra medida que contribuirá para o bom estado da estrutura são quatro linhas redutoras de velocidade, que é limitada a 20 km/h. Elas são uma espécie de quebra-molas”, detalha o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Segundo o dirigente, ainda será necessário realizar uma nova interdição no trecho, que durará um dia e ocorrerá daqui a, aproximadamente, duas semanas, conforme as condições climáticas. A interrupção da passagem de veículos acontecerá para ajustes na nova estrutura, que são fundamentais para a preservação da vida útil da ponte. Durante os trabalhos, os pedestres ainda poderão realizar a travessia.

“O eucalipto utilizado nas obras de recuperação seca com o tempo, reduzindo o seu volume. Com isso, os parafusos podem ficar mais soltos. Assim, o bloqueio torna-se imprescindível para o êxito do trabalho, proporcionando muito mais conforto e segurança a quem transita pela ERS-149, conforme havíamos assegurado à comunidade”, conclui Faustino.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo