Arquivo

Crise ianque (2). Lula repete Bush e agora governo, via CEF, pode virar sócio de construtoras

A crise gerada pelos gigantes do capitalismo ianque (vale a pena ler o artigo de Bruno Lima Rocha, a respeito) se reflete sobre o planeta inteiro. E o Brasil, ao contrário do que o próprio Presidente Lula declarou nos primeiros momentos, também sente os efeitos.

 

O curioso (será?) é que algumas medidas tomadas no norte valem também para o sul. Uma delas é a estatização de empresas, bancos incluídos. Uma medida tomada nesta quarta-feira é quase um emblema. Também aqui o governo, via Caixa Econômica Federal, poderá até mesmo vierar sócio de construturas – como forma de garantir a manutenção do crescimento do setor. Mais detalhes da medida você encontra na reportagem publicada pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. O texto é de Alexandre Martello e a foto é de Marcello Casal Jr., da ABr. A seguir:

 

“Caixa poderá comprar participação acionária de construtoras, diz Mantega

Com isso, governo também será sócio de empresas de construção. Segundo Mantega, objetivo é capitalizar empresas e manter obras.

O governo federal autorizou, nesta quarta-feira (22), a Caixa Econômica a comprar a participação acionária de construtoras, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto). A MP 443, publicada no Diário Oficial da União, também autoriza a Caixa e o Banco do Brasil a comprarem participação de instituições financeiras em dificuldades, ou seja, a estatizar instituições privadas. 

AMP é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Medida semelhante já foi adotada pelo governo dos Estados Unidos, que comprou participações em algumas instituições financeiras, como as empresas Freddie Mac e Fannie Mae, ligadas ao crédito imobiliário – cerne da crise financeira atual.

“É como hoje faz o BNDES. O BNDESpar pode ter participação acionária das empresas e foi muito útil no período de consolidação das empresas brasileiras. Quando eram mais frágeis, o BNDES participava. Isso significa capitalizar as…”

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Caixa poderá comprar participação acionária de construtoras, diz Mantega”, de Alexandre Martello, no G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo