DestaqueSanta Maria

SAÚDE. Em Porto Alegre, Pozzobom trata do apoio do Município à compra de vacinas por parte do Estado

Foi entregue documento de apoio integral à aquisição de vacinas contra covid

Jorge Pozzobom se reuniu com o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (3). Foto Guilherme Brum / Divulgação

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

Santa Maria e região formalizaram, nesta quarta-feira (3), apoio integral à aquisição de vacinas contra a covid-19 por parte do governo do Estado. Esse movimento foi realizado durante reunião em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, ao lado dos prefeitos Jocelvio Cardoso, de Formigueiro, presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro), e Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Sêca, presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ), participou de um encontro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na ocasião, foi entregue um documento no qual Santa Maria e os demais municípios da Região Central formalizam apoio integral à aquisição de vacinas contra a covid-19 por parte do governo do Estado. O documento foi repassado ao governador Eduardo Leite, com quem o prefeito Pozzobom também se reuniu nesta quarta-feira.

“O documento oficializa aquilo que eu já tinha dito ao governador Leite ainda no início de janeiro. Os municípios irão apoiar, inclusive, financeiramente, se for preciso”, afirmou o prefeito Pozzobom.

Ainda na terça-feira, em outro passo dado no combate ao coronavírus, Santa Maria aderiu formalmente ao movimento organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para compra dos imunizantes.

Parceria com o Estado
Arita Bergmann agradeceu pela mobilização dos prefeitos para que seja feita a aquisição conjunta de vacinas. A secretária esclareceu que, no momento, não há vacinas disponíveis no mercado. Entretanto, tão logo seja possível, o investimento será feito.

“É uma pauta do Estado e da população gaúcha. As vacinas são um insumo muito importante para proteger a população. Nós queremos agradecer pela mobilização da Região Central em mostrar o interesse para fazer a compra conjunta e coordenada pelo governo do Estado, com possibilidade, inclusive, de recursos financeiros”, comentou Arita.

Já o governador Eduardo Leite garantiu que estão abertas várias frentes de negociação direta com as empresas que produzem a vacina. Ele acredita que a mobilização do Estado e dos municípios, paralela às ações da União, é essencial.

“Estamos buscando todos os caminhos para garantir agilidade no nosso programa de vacinação. O Ministério da Saúde coordena o programa, mas, tem revelado algumas dificuldades na expansão das ações de forma rápida. Por isso, municípios e Estados estão se mobilizando. A questão não é apenas financeira, mas, também, de oferta de vacinas no mercado”, finalizou Leite.

O prefeito de Santa Maria cumpriu agenda em Porto Alegre durante toda esta quarta-feira. Na mesma reunião, junto à Secretaria Estadual de Saúde, à AM Centro e ao Circ, Pozzobom participou das definições que garantiram a abertura de mais 25 leitos clínicos de apoio à UTI em Santa Maria para tratamento de pacientes com covid-19.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dudu Vaselina, o indigesto, reunido com o Indigesto, que combinação infernal.
    Cladistone, em tempos de pandemia, bandeira preta e teletrabalho foi a POA dar uma banda, entregar um documento e tirar uma foto. Não é uma maravilha?
    Resumo da ópera é o seguinte: restrições teriam que sair do governo federal; dinheiro também, existe uma cornucópia em BSB; vacinas que rendem votos pode ser com a tigrada e se o governo federal puder pagar melhor. Esta é a politica ‘normal’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo