DestaqueEstado

ASSEMBLEIA. Audiência proposta por petistas vai debater PEC que retira plebiscito para privatização

Governo quer acabar com consulta para vender Corsan, Procergs e Banrisul

Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira (com imagem de Reprodução)

Os impactos no Rio Grande do Sul decorrentes da PEC 280 , que prevê a retirada do plebiscito para consultar a população gaúcha sobre a venda de importantes empresas públicas, como Corsan, Banrisul e Procergs, serão debatidos na próxima quarta-feira, às 11h15, durante audiência pública virtual organizada pela Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular. 

A transmissão do debate, que foi proposto pelos deputados petistas Edegar Pretto, Valdeci Oliveira, Sofia Cavedon e Zé Nunes, poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da TV Assembleia no youtube (www.youtube.com/tvalrs).

“É muito importante que a população tenha consciência e conhecimento do que a PEC 280, que estava parada desde 2019, significa para sua vida, para o seu município, para sua região. Além de buscar entregar o patrimônio público, construído ao longo de décadas e com muito investimento do dinheiro dos impostos de todos nós, o projeto quer retirar o direito da população gaúcha de opinar a respeito, de escolher o destino de algo que é seu e que está assegurado em nossa Constituição”, afirma Valdeci, que também tem aprovado dois outros requerimentos de realização de audiências para tratar do tema.

“A pergunta que temos de fazer é a quem interessa privatizar o tratamento e fornecimento de água à população, o acesso ao sistema financeiro tirando o caráter público do Banrisul e entregando todo o processamento de dados do estado a empresas privadas, nacionais e internacionais, onde tecnologia da informação é muito valorizada e até protegida pelos países. E não se trata apenas a quem interessa, mas quem é que irá lucrar com tudo isso e de que forma toda a sociedade será atingida. As experiências que tivemos aqui no Rio Grande nos mostraram que nunca é o povo”, avalia o deputado, lembrando ainda que durante a campanha eleitoral o então candidato a governador Eduardo Leite se comprometeu a não vender esses ativos públicos.

Outro questionamento apontado por Valdeci, e que deverá entrar em discussão durante o debate, diz respeito ao momento, à conjuntura pela qual estamos passando. “Essa matéria existe desde 2019, mas só agora, com uma grave pandemia em curso e sem controle, quando toda a sociedade está canalizando suas energias para salvar vidas e evitar um colapso ainda maior de todo o sistema de saúde, é que resolveram levar adiante a proposta. Tudo indica que querem passar o boi e toda a boiada junto”, critica o deputado.

Serviço:
Audiência Pública – Os impactos da PEC 280 no Rio Grande do Sul
14/abril/2021
11h15min

Ambiente virtual: www.facebook.com/valdeci13RS e www.youtube.com/tvalrs

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo