EducaçãoFotografiaMemóriaUFSM

MEMÓRIA. A morte de Leo Guerreiro, pioneiro do ensino de fotografia no RS e ex-professor da UFSM

No jornal A Razão, versão online, texto e foto

Ele se encontrava em sua residência, em Porto Alegre, quando sofreu uma parada respiratória. Ele será sepultado nesta terça, na capital gaúcha
Ele se encontrava em sua residência, em Porto Alegre, quando sofreu uma parada respiratória. Ele será sepultado nesta terça, na capital gaúcha

Morreu no início da tarde desta segunda-feira, dia 14, aos 87 anos, o fotógrafo e professor aposentado da UFSM Leo Guerreiro.

Nascido em Porto Alegre em 1929, foi contratado pela UFSM como professor de fotografia no Centro de Artes e Letras da UFSM em 1969, onde permaneceu até sua aposentadoria. Aqui fez muitos amigos e desempenhou as funções de fotógrafo. Ficou conhecido por imprimir grandes painéis fotográficos, que decoraram ambientes especialmente nas salas da Universidade Federal. Ao aposentar-se, retornou a Porto Alegre.

No início de sua carreira profissional, participou da fundação da Associação dos Repórteres e Fotógrafos Cinematográficos do RS, instituição que ele presidiu de 2005 a 2008.

Foi casado com Ada Almeida Guerreiro – falecida em setembro – com quem teve três filhos. Seu corpo será sepultado nesta terça-feira em Porto Alegre. Ainda não há detalhes sobre horário as cerimônias fúnebres.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo