CIDADE. Prefeitura de Santa Maria terceiriza serviços de manutenção do Cemitério Ecumênico Municipal
Outros cemitérios também receberão a manutenção por meio do contrato

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria colocou em prática uma ação inovadora para a manutenção de quatro cemitérios públicos. Depois de vencer processo licitatório lançado em janeiro, a empresa Sulclean é a responsável pelo corte de grama, reforma nas carneiras, melhorias na infraestrutura elétrica e hidrossanitária e serviços cemiteriais, como exumação e sepultamento. É a primeira vez que a manutenção dos cemitérios públicos fica a cargo de uma empresa terceirizada. Ainda no primeiro semestre do ano, a Prefeitura vai implantar um novo modelo de controle de acesso junto ao Cemitério Ecumênico Muncipal, com um trabalho que passará a ser feito no próprio cemitério, com liberação imediata da entrada dos cidadãos (saiba mais abaixo).
Os outros cemitérios que receberão a manutenção por meio do contrato são o Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita, o Campestre do Menino Deus, no bairro de mesmo nome, e o Pau a Pique, na BR-392. O investimento da Prefeitura no novo contrato é de R$ 48.599,36 por mês. A duração do contrato é de um ano, com possibilidade de prorrogação por 60 meses. Há uma equipe exclusivamente dedicada aos serviços, com profissionais para atuar de segunda a sexta-feira e, em regime de plantão, nos finais de semana. As taxas cemiteriais de manutenção, pagas pelo contribuinte, estão previstas no código tributário do Município e seguem em vigência.
A novidade faz parte de um pacote de melhorias que começaram a ser implementadas pela Prefeitura nos cemitérios de Santa Maria nos últimos anos, principalmente no Cemitério Ecumênico Municipal, o maior deles, que conta com uma área de cerca de oito hectares. A partir de 2017, foi instalada a estrutura que fecha a parte dos fundos do Ecumênico, assim como foram construídas novas calçadas, implementadas melhorias na iluminação e instaladas 50 novas câmeras que transmitem imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além da contratação de um vigilante. Também foram construídas novas capelas mortuárias ao lado Ecumênico em 2020.
“A gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Rodrigo Decimo se comprometeu em realizar investimentos no Cemitério Ecumênico Municipal que nunca foram vistos na história. São melhorias para o conforto dos visitantes e segurança do patrimônio que lá está. Quando assumimos, só havia críticas em relação ao cemitério. Agora, o panorama está mudando. Mesmo assim, reconhecemos que ainda há muito a ser feito para qualificar os serviços cemiteriais públicos em Santa Maria”, afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.
NOVAS ATRIBUIÇÕES
A Sulclean começou a atuar de forma fixa no Cemitério Ecumênico Municipal na quinta-feira (10). Por enquanto, a empresa está focada na manutenção, na melhoria de toda a infraestrutura e dos serviços prestados dentro do local. Depois de adequações no espaço, a Prefeitura também passará à Sulclean o controle no acesso da população. Quando isso se concretizar, a única alteração existente em relação ao que a população estava acostumada antes da pandemia é que os visitantes precisarão se identificar antes de ingressar no cemitério. A identificação será feita no próprio cemitério e não mais na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Porém, a população precisa se manter atenta. Por enquanto, a identificação prévia para ingresso no Cemitério Ecumênico Municipal segue na sede da pasta, na Avenida Nossa Senhora Medianeira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3223-1616.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.