Santa Maria

CIDADE. Defesa Civil Municipal distribui lonas para moradores de Arroio Grande atingidos pelo temporal

Cerca de 20 casas ficaram parcialmente destelhadas no distrito. Na Zona Urbana, três ocorrências foram registradas. Foto Divulgação

Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria

O temporal que atingiu Santa Maria na madrugada desta quinta-feira (12) trouxe estragos para a comunidade. Os principais atingidos foram os moradores do Distrito de Arroio Grande, na localidade de São Marcos, onde cerca de 20 casas ficaram parcialmente destelhadas em função da chuva de granizo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Cladmir Nascimento, o temporal no distrito foi localizado, atingindo, principalmente, a comunidade de Vila Brígida. Segundo Nascimento, foram distribuídas lonas para os moradores, sendo que alguns precisaram deixar suas casas e estão abrigados nas residências de vizinhos ou familiares.

A Zona Urbana de Santa Maria também registrou danos. Conforme o coordenador da Defesa Civil, o órgão atendeu três ocorrências, na Rua Ernesto Beck e nos bairros Salgado Filho e Campestre do Menino Deus. Nos locais, também foi necessária a distribuição de lonas em função de destelhamentos ocasionados pelo granizo.

De acordo com o levantamento parcial da Defesa Civil, até o momento, foram distribuídos cerca de 120 metros de lona. Os atendimentos iniciaram por volta das 9h da manhã desta quinta-feira e foram enviados para a Central de Atendimento da Guarda Municipal de Santa Maria, através do telefone 153, que pode ser utilizado para qualquer pessoa para solicitar atendimento.

“Pedimos que as pessoas concentrem os pedidos de ajuda, seja de lonas ou em função de alagamentos, no número 153, da Guarda Municipal, pois a partir dali a equipe é direcionada para atender as comunidades”, explica Nascimento.

Moradores devem ficar em alerta
De acordo com o coordenador, há previsão de chuva até o final de semana, por isso, é importante que a comunidade fique em alerta e, em qualquer dificuldade, acione a Defesa Civil. Nascimento ressalta que principalmente as pessoas que moram próximo a encostas de morro ou em áreas de risco fiquem atentos para fissuras no solo, que podem ocasionar desmoronamentos, e entrem em contato com o órgão, que uma equipe será direcionada para avaliar o local.

Ainda, Cladmir orienta que, para evitar acidentes, as pessoas que receberam lonas usem o material para protegerem a parte interna da casa, evitando subir nos telhados, que podem oferecer riscos.

Trabalho Preventivo
Conforme a marcação dos pluviômetros instalados em seis pontos diferentes de Santa Maria, choveu uma média de 46 milímetros nas últimas 24 horas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cladmir Nascimento, é importante ressaltar o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, desde o início do ano. Segundo ele, os serviços de desobstrução de bocas de lobo e bueiros e de canalização pluvial já deram respostas positivas, evitando alagamentos na cidade. Segundo ele, sem esse trabalho e levando em consideração o volume de chuva registrado, já haveria, pelo menos, cerca de 15 locais alagados no Município.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bem que o “vereador” que foi um “peixinho” em outros tempos de ALAGAMENTOS na cidade, e que atualmente se virou um “CAÇADOR”, poderia propor uma SUGESTÃO para ESTRUTURAR a tal defesa civil do município, que por sinal foi o ÓRGÃO que lhe deu VITRINE….e que atualmente está caminhando pro mesmo CAMINHO, só que com outros “peixinhos”…. e o pior de tudo com AVAL de pessoas “antigas” do quadro….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo