DestaqueSanta Maria

CIDADE. No primeiro quadrante em obras na Praça Saldanha Marinho, equipe trabalha no paisagismo

Obra também já tem serviços realizados em outro setor deste espaço central

Avança a obra na Praça Saldanha Marinho, no Centro. Prazo para a conclusão dos trabalhos é de 18 meses (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A revitalização da Praça Saldanha Marinho já ganha novas cores no setor 1, o primeiro quadrante em obras. Uma equipe trabalha na etapa do paisagismo no canteiro onde há um banco em concreto. No local, foram plantadas seis palmeiras fênix e arbusto. Após, haverá a colocação de grama-amendoim. Todas as espécies previstas no projeto são por recomendação do Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto arquitetônico da Praça. No local, já foi concluída a concretagem do novo piso, ainda em julho. Na sequência será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito.

No setor 2, o segundo quadrante, estão em andamento os seguintes serviços: colocação da armação da forma geométrica no entorno de um canteiro, que receberá bancos ao redor; retirada da camada inferior ao basalto (terra); e nivelamento do terreno para a preparação da base que receberá o novo concreto.

Retirada e transplante de árvores

Para a melhor adequação dos novos canteiros no setor 2, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou serviço para suprimir cinco jerivás. O trabalho ocorreu ao longo da manhã da última segunda-feira (14). A ação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, com o uso de caminhão munck, caminhão prancha e retroescavadeira. As espécies foram transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Ainda, no início deste mês, também no setor 2, segundo quadrante em obras, foram suprimidas duas espécies de árvores exóticas para adequação dos canteiros. No local, será replantado um Ipê-roxo quando os canteiros estiverem prontos.

Reforma

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha cada etapa e fiscaliza a obra. Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos.

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.

A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo