EconomiaNegócios

NO ORIENTE (2). Imponência da Feira de Canton impressiona comitiva santa-mariense

Segue material (texto e foto) produzido pelo jornalista José Mauro Batista, Editor Chefe do jornal A_Razão, que acompanha comitiva de empresários santa-marienses que está na China. O mote é a grandiosidade da Feira de Canton, que impressionou ao grupo que está no oriente, sob a liderança da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism). A reportagem também está publicada na versão impressa do jornal, que começa a circular no início da manhã. Confira:

Santa-marienses impressionados com a quantidade e qualidade do que viram no primeiro dia

“O primeiro dia de visita da missão empresarial organizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) à Feira de Canton, na cidade de Guangzhou (o nome da feira, em português), no Sul da China, nesta quarta-feira, impressionou empresários santa-marienses, principalmente pela dimensão e diversidade de produtos oferecidos nos 14 pavilhões em uma área equivalente a 120 hectares.

Em oito horas, mesmo só passando por estandes e parando para uma refeição rápida, a única coisa que se pode afirmar é que é impossível alguém conhecer sequer parte de todos os pavilhões em quatro dias, tempo de duração da primeira fase, que se encerra no sábado. Por isso, quem vai com pretensões de conhecer fornecedores e produtos para sua empresa tem que ir focado no seu ramo de negócios.

No primeiro dia, geralmente se faz uma visitação rápida aos estandes de um ou dois pavilhões. Se há algum produto de interesse, o empresário para, troca cartões de visita, faz algumas perguntas e volta no dia seguinte.

Os empresários Laury Saccol (Expresso Medianeira, Randon e da Água Mineral Fonte da Ilha) e Giovani Foletto (da Foletto Máquinas e Equipamentos Agrícolas, de São João do Polêsine) percorreram juntos estandes de veículos e máquinas leves e pesadas. Foletto, que já importa bikes elétricas e tratores da China, tem interesse em levar novos produtos para comercializar na região Centro e em outras regiões do país. “Isso aqui é impressionante”, resumiu Foletto, comentando o tamanho da feira. Saccol olhou maquinário pesado e mostrou interesse pelos equipamentos de engarrafar bebidas.

Os advogados Guilherme BeckerRicardo Jobim também ficaram impressionados. “Não imaginava que fosse tão grande. Realmente é a maior feira do mundo”,disse Jobim. Para o dono da Paz Produtora, Clayton Renan Coelho da Silva, a Feira de Canton dá uma visão geral do que é a China de hoje. “O mundo não tem como desconsiderar a China, pelo menos como parceira. Eles fabricam tudo”. O publicitário Luciano Ribas, da Inox Ideias, expressou sua visão da feira em uma frase: “A China é a fábrica do mundo”. Ribas veio à Canton mais com a ideia de conhecer a feira. Ribas se impressionou com a quantidade de produtos sem marca, produzidos pelos chineses e adquiridos por multinacionais conhecidas para revenda.“

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo