CulturaDestaqueSanta Maria

CULTURA. Ruas da Vila Belga, no centro histórico, vão receber uma performance criativa nesta sexta-feira

Ação realizada pelo Coletivo Líquido & Táctil também será registrada em vídeo

Ruas da Vila Belga receberão nesta sexta-feira a ação promovida pelo Coletivo Líquido & Táctil (foto João Alves/Arquivo Prefeitura)

Por Ana Bittencourt, da Assessoria de Imprensa do Evento

A Vila Belga será palco para uma ação artística nesta sexta-feira (30). Na ocasião, o Coletivo Líquido & Táctil executa a performance “Notas sobre o gesto”, com direção e concepção da performer, professora e produtora cultural Cláudia Oliveira Nascimento. O Coletivo conta com membros que atualmente residem em Santa Maria.

De acordo com Cláudia, “Notas sobre o gesto” foi idealizada para ocorrer em espaço aberto e nas ruas, com imagensfilmadas no solo e do céu, com a ajuda de um drone. Para performer, neste momento de pandemia, a maioria das cidades está – ou deveriam estar – com ruas vazias. A Vila Belga, conhecido palco cultural de Santa Maria, figurará como cenário para a performance, cujo principal objetivo é questionar como estamos nos movendo no mundo contemporâneo. Esse movimento é traduzido poeticamente por um percurso multicor sobre o vazio, resultando em atravessamentos, encontros e desencontros. 

“Nessa performance, buscamos apresentar gestos como rumores discretos em ruas que outrora estavam cheias de pessoas e de vida. Esses espaços serão ocupados por gestos casuais que resultarão em uma poética coletiva, em meio ao vazio”, explica Claudia.

Além de fazer a direção-geral neste trabalho, a performer irá ministrar, em agosto, um workshop sobre performance chamado Afetividades Aleatórias em Poéticas de Multidão. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e deve ocorrer no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). 

A performance conta com a participação do performer e artista da dança Oneide Alessandro Silva dos Santos. Ele divide o seu trabalho artístico e de gestão no Grupo Integração & Arte, na curadoria de três projetos contemplados na Lei Aldir Blanc. Oneide também é professor temporário no Curso de Dança Bacharelado da UFSM. 

A ação será registrada em imagens pelo cinegrafista Alan Orlando e contará com edição da Halo Produtora Audiovisual.

A performance “Notas sobre o gesto” terá 15 minutos de duração e o resultado, em vídeo, será apresentado no dia 22 de maio, às 14h, no II Seminário Internacional de Artes Performativas e Práticas Contemplativas. O evento ocorrerá de modo remoto, a partir de 16 de maio (www.grupotradere.com), com organização do prof. Daniel Plá, atual coordenador do Departamento de Artes Cênicas da UFSM. 

INFORMAÇÕES

O QUÊ: Performance “Notas sobre o gesto”

SINOPSE: Se o homem moderno perdeu o seu gestus, como afirma Giorgio Agamben, o que falar do gesto contemporâneo? Ultrapassando certos modos de percepção e definição do gesto, Agamben vislumbra no gesto uma pura medialidade sem fins, reconfigurando o embate do que chamamos política.

QUANDO: Sexta-feira, 30 de abril

HORÁRIO: 16h

ONDE: Vila Belga, Santa Maria (RS)

FICHA TÉCNICA

Execução: Coletivo Líquido & Táctil

Direção-geral e concepção: Cláudia Oliveira Nascimento

Performers: Cláudia Oliveira Nascimento e Oneide Alessandro Silva dos Santos

Imagens e edição: Alan Orlando – Halo Produtora

Duração da performance: 15 min (registro)

Ano do trabalho: 2021

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo