DestaqueEstado

ELEIÇÕES 2022. Definido o comandante do pleito: o futuro presidente do TRE, Francisco José Moesch

Eleito corregedor agora, desembargador presidirá o tribunal no próximo ano

Do site jurídico especializado Espaço Vital / Com foto de Reprodução/YouTube

O desembargador Francisco José Moesch (foto acima) será o novo corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Concorrendo com outros quatro magistrados, Moesch foi eleito na sexta-feira retrasada (16) com 80% da votação; teve 20 dos 25 votos dos desembargadores que integram o órgão Especial do TJRS.

Também concorreram os desembargadores Glenio Heckmann, Jorge Luís Lopes do Canto, Rosaura Marques Borba e Honório Gonçalves da Silva Neto.

Pela tradição, o corregedor assume a presidência do TRE-RS no ano seguinte. Com isso, Moesch comandará a Justiça Eleitoral do RS a partir da última semana de maio de 2022.

O próximo presidente (2021) do tribunal eleitoral, a ser empossado em maio, é o atual corregedor, desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, que já presidiu o TJRS. Armínio substituirá o atual presidente, André Villarinho.

Com 25 anos de magistratura (completa 26 no dia 26 de junho), Moesch ingressou na magistratura em 1995, ocupando vaga destinada ao quinto constitucional pela advocacia. Pela capacidade de diálogo é reconhecido pela advocacia, e pelos colegas da magistratura, por seu agir diplomático; atualmente preside o Conselho de Relações Institucionais do TJ.

Desde 1988 nenhum representante da advocacia ocupava cargo de mando no corte eleitoral gaúcha.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo