DestaqueEstado

ESTADO. Municípios pedem a Leite suspensão da tramitação da PEC que facilita privatizar a Corsan

Proposta que acaba com necessidade de plebiscito é contestada por prefeitos

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com texto de Flávia Bemfica

Famurs pede suspensão da tramitação, na Assembleia, da PEC que extingue o plebiscito para venda da Corsan (foto Divulgação)

É grande a resistência entre prefeitos gaúchos à forma como o governo do Estado apresentou a proposta de privatização da Corsan e os gestores municipais prometem se mobilizar para garantir autonomia nos debates. O primeiro embate deve ocorrer em breve, e ficou definido nesta manhã. Em reunião virtual de mais de duas horas de duração, e que chegou a contar com a participação de 301 prefeitos, a Famurs aprovou uma nota (veja na imagem ao final deste texto) na qual solicita ao Executivo e à Assembleia Legislativa a suspensão da tramitação no Legislativo da PEC que desobriga a necessidade de realização de um plebiscito para decidir sobre a privatização da Corsan, do Banrisul e da Procergs.

“Sem os municípios não existe Corsan. São os municípios que detêm o direito à água e ao esgoto. Portanto, o destino da Corsan não pode ser decidido sem a participação dos municípios. Não abrimos mão do nosso direito de participar. (…) Privatizada ou não, é fato que ela (Corsan) deve e pode melhorar. Assim, até que este diálogo seja realizado, e o projeto apresentado com clareza e transparência, solicitamos ao governo do Estado e à Assembleia do RS a suspensão da tramitação da PEC que extingue o plebiscito. É preciso diálogo verdadeiro. É preciso transparência. É preciso clareza. Qual é o projeto? Por que a pressa?”, diz trecho do documento.

“Nossa nota é um pouco dura, mas é bem clara. O governador, na nossa opinião, não poderia ter lançado a ideia da privatização sem debater com os municípios. Já solicitamos também audiências com o Executivo e vamos participar de todos os fóruns que tratem do tema”, resumiu, após o encontro, o presidente da Famurs, Emanuel Hassen.

 Na reunião, entre os que falaram, ocorreram manifestações contrárias e favoráveis à privatização, com maioria das primeiras. Mas foi praticamente unânime entre os prefeitos o entendimento de que o Executivo estadual “atropelou” as administrações municipais. Entre as principais preocupações externadas pelos gestores está o receio sobre o que acontecerá com os serviços de abastecimento de água e esgoto em pequenas cidades nas quais eles não dão lucro. Hoje, a Corsan utiliza o chamado subsídio cruzado para manter o equilíbrio tarifário e os investimentos. Os municípios, detentores das concessões, firmam contratos com a companhia, que mantém uma equação na qual o lucro obtido em operações em cidades superavitárias ajuda a sustentar investimentos e tarifas das que não dão lucro.

Os prefeitos também pontuaram ressalvas a argumentação do Executivo estadual, de que a Corsan não teria condições de arcar com os investimentos necessários exigidos pela legislação para os próximos anos. Conforme levantado por parte dos gestores, o financiamento destes investimentos deverá vir de bancos públicos, em especial do BNDES, e a contratação pode ser feita pela Corsan. Já a qualidade dos serviços prestados hoje pela companhia dividiu opiniões. Enquanto uma fatia dos gestores elogiou a companhia, outra assinalou a falta de investimentos, principalmente nos serviços de esgoto.

A Corsan é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, na qual o governo do RS, detentor de 99,99% do capital total, é o principal acionista. Neste mês de março o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou o objetivo de ofertar ações em bolsa, de forma a que o governo abra mão do controle acionário, diminuindo sua participação para aproximadamente 30%. A companhia atua em 317 cidades do RS, com serviços disponibilizados a seis milhões de habitantes (pouco mais da metade da população total do Estado).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo