DestaqueEstado

ESTADO. Projeto que retira exigência de plebiscito para vender estatais está na pauta de hoje da AL

PEC exclui a consulta à população para privatizar Banrisul, Procergs e Corsan

Nesta semana, sessões do Legislativo gaúcho retornam em formato híbrido, sem a presença de público (foto Joel Vargas/Assembleia)

Por Francis Maia (com Letícia Duarte) / Da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Na Ordem do Dia da sessão extraordinária virtual desta terça-feira (27), constam dez matérias em condições de apreciação parlamentar, dentre as quais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019, que remove a exigência da realização de plebiscito para a venda de empresas estatais como Corsan, Banrisul e Procergs. A matéria cumpriu o prazo regimental de tramitação e, como se trata de alteração constitucional, entra em votação em primeiro turno. A reunião de líderes da semana passada deliberou pela inclusão da matéria na Ordem do Dia. 

A PEC 280/20129, de autoria do deputado Sérgio Turra (PP) e outros 24 parlamentares, revoga os parágrafos 2º e 5º do art. 22 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. A justificativa diz que a iniciativa “busca retirar do texto constitucional toda e qualquer exigência de consulta plebiscitária prévia, de caráter autorizativo, referente à alienação e/ou transferência do controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção de todos os ativos empresariais que o Estado do Rio Grande do Sul possui e que se encontram atualmente albergados sob o manto desse Instituto Constitucional, nos termos do que dispõe a Carta Magna Estadual de 1989, em seu artigo 22, parágrafos 2º e 5º. São especialmente os casos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. BANRISUL, bem como da Companhia Rio-grandense de Saneamento – CORSAN e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – PROCERGS”. 

Tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, a PEC 280/2019 recebeu parecer favorável dos relatores, respectivamente Elizandro Sabino (PTB) e Fran Somensi (Republicanos). 

Dos outros projetos na Ordem do Dia, constam dois Projetos de Decretos Legislativos que tratam da indicação de cargos de diretoria para o Banrisul e, ainda, três matérias vinculadas ao Poder Judiciário. Os demais projetos têm origem parlamentar. 

Também por deliberação da última reunião de líderes, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), comunicou que a partir desta semana as sessões extraordinárias voltam a ser realizadas em formato híbrido. Com isso, os parlamentares poderão participar presencialmente no Plenário 20 de Setembro ou continuar participando de forma virtual. Além disso, há limites para a presença de assessores no local e não será permitida a presença de público…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR TAMBÉM OS OUTROS PROJETOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo