Por Tatiana Py Dutra, da Padrinho Agência de Conteúdo (com imagens de Divulgação)
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/04/tati-relato-500.jpg)
O ambiente doméstico é o mais seguro para crianças e adolescentes – mas, infelizmente, não para todas. Dados do governo federal indicam que 70% dos casos de violência sexual contra menores ocorrem dentro de casa. Em mais de 90% dos casos o agressor é um parente ou pessoa próxima à família. E as estatísticas indicam que, em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia.
Essa terrível realidade será fio condutor de duas atividades do projeto Confessionário previstas para a esta segunda-feira (26/04). Às 19h,vai ao ar no YouTube o último episódio da 3ª temporada da websérie Confessionário – Relatos de Casa. No programa, a atriz Juçara Gaspar conta um doloroso relato pessoal: aos 10 anos, foi vítima de abuso sexual por parte de um familiar. Ela só conseguiu quebrar o silêncio e compartilhar sua dor com a família há cerca de três anos.
“A gente afasta essas memórias. Mas quanto mais tu te encara a frio, mais tu te liberta, mais tu consegue falar, mais quebra o silêncio, mais fica forte e consegue, inclusive, fortalecer outras, ou auxiliar no fortalecimento de outras”, afirma a atriz em seu depoimento.
Consciente da dificuldade que as vítimas têm em elaborar a violência sofrida, Juçara valoriza a criação da Lei Joanna Maranhão, aprovada em 2012. A legislação estabelece que o prazo de prescrição de abuso sexual de crianças e adolescentes seja contado a partir da data em que a vítima completa 18 anos.
“É preciso estar fortalecida para contar essas memórias”, comenta.
A polêmica Lei da Alienação Parental
Também na segunda-feira, mas às 20h, vai ao ar a live “E os Filhos, Como Ficam?”, no canal do Confessionário no YouTube. No programa, a atriz e diretora Deborah Finocchiaro – que idealizou o projeto junto com o cineasta Luiz Alberto Cassol – explora outro tema tabu: os filhos vítimas da violência doméstica.
Além das agressões físicas e sexuais, será abordada a polêmica Lei de Alienação Parental. Advogadas, psicólogas e coletivos de mães têm apontado casos em que essa legislação é usada para silenciar mulheres e beneficiar homens. A lei é inspirada em um conceito criado pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner (mais tarde acusado de pedofilia), a Síndrome de Alienação Parental.
Segundo o médico, um genitor poderia (especialmente a mãe), por vingança do ex-parceiro, macular a imagem do outro para a criança, inclusive criando falsas memórias de violência. Essa situação, segundo ele, poderia trazer graves consequências psíquicas e comportamentais para a vítima. A teoria de Gardner, que é perito judicial, foi usada na defesa de mais de 400 casos contra pais, professores e membros de organizações religiosas acusadas de abusos sexuais e de pedofilia.
São convidadas para a live do Confessionário a diretora do Sintrajufe-RS e CoFundadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna, Alessandra Andrade; a doutora em Psicologia Social Cris Bruel, a cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa; a advogada e mestre em Direitos Humanos, Rubia Abs Cruz, e a fundadora e coordenadora do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna, Sibele Lemos.
Evolução do projeto
Os codiretores Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol chegam ao final da 3ª temporada de Confessionário – Relatos de Casa celebrando a proporção que o projeto alcançou desde sua criação, em agosto de 2020. Além de realizarem a 3ª temporada com recursos da Lei Aldir Blanc, e trabalharem com uma equipe que conta com mais de 50 profissionais, eles contaram com o valioso apoio de 74 pessoas e entidades que ganharam o título de “Embaixadoras do Confessionário” que, de maneira espontânea e colaborativa, contribuem para a divulgação do projeto através dos seus grupos e redes.
O trabalho do grupo realizou e promoveu, até abril de 2021, uma websérie com 3 temporadas e 27 episódios; 1 programa de rádio, 11 episódios/conversas no Spotify e 13 lives.
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/04/tati-live.jpg)
CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE CASA
Episódio 9
Quando: Dia 26 de abril (segunda-feira) às 19h no Canal do Youtube.com/Confessionario e 27 de abril (terça-feira) às 19h no IGTV (www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel) e Facebook
(www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/)
Os demais episódios já lançados permanecerão disponíveis gratuitamente.
LIVE – E os Filhos, Como Ficam?
Quando: 26 de abril, às 20h, no Canal do Youtube.com/confessionario (www.youtube.com/confessionario)
Convidadas: Alessandra Andrade, Cris Bruel, Regina Célia Barbosa, Rubia Abs Cruz e
Sibele Lemos
Mediação: Deborah Finocchiaro
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.