DestaqueSanta Maria

PREFEITURA. Confira todos os titulares e as suas funções no novo 1º escalão oficializado nesta sexta

Novos nomes passam a integrar o secretariado. E há os que trocam de posto

Novos nomes passam a integrar o time da Administração Municipal, e outros trocam de função (fotos sobre arte de Gibran Carrazzoni)

Por Rafael Favero, Joyce Noronha e Bibiana Fantinel, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria oficializou, nesta sexta-feira (23), quem são os novos titulares das secretarias e pastas equivalentes da Administração Municipal. Além disso, nomes que já faziam parte do governo passam a ocupar novas funções. As alterações fazem parte da nova estrutura administrativa da gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Rodrigo Decimo

As modificações contemplam quatro perspectivas de desenvolvimento: gerencial, econômico sustentável, urbano e humano. De acordo com Rodrigo Decimo, que conduziu esse processo de reestruturação junto do assessor superior do prefeito Guilherme Cortez e do consultor Ronie Gabbi, a reorganização da Prefeitura tem como objetivos a busca por resultados práticos, a celeridade nos processos internos e a conclusão das ações com qualidade. 

“Nossos pilares são a gestão de pessoas e processos e a tecnologia da informação. Como Prefeitura, temos que fazer entregas para quem nos demanda, isto é, a população, seja por meio de informações, licenças ou diretrizes. Precisamos fazer isso em tempo adequado e com confiabilidade”, explica o vice-prefeito. 

O que muda

Duas pastas terão alteração na nomenclatura. A Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa vai passar a se chamar Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, permanecendo sob o comando do secretário Marco Mascarenhas. Já a Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, conhecida como SERU, vai passar a ser a Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, absorvendo atribuições que, até então, também eram desempenhadas pela Casa Civil e pelo Gabinete de Governança, que serão extintos. Essa pasta será liderada pelo secretário José Antonio de Azevedo Gomes, que já é o titular da SERU. 

Há também as superintendências que passarão a ter status de secretarias. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) se somará ao setor de Inovação, hoje vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e dará origem à Secretaria Extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação, com o secretário Tiago Sanchotene à frente da pasta. O mesmo ocorre com a Superintendência de Comunicação, que ganha status de secretaria extraordinária, liderada pelo secretário Ramiro Guimarães

Além disso, será criada a Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização. Ela vai integrar demandas que eram das pastas de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Estruturação e Regulação Urbana. Essa nova pasta ficará sob a responsabilidade do secretário Ewerton Falk. 

O Executivo Municipal ressalta que, a partir das alterações acima, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo segue existindo, porém, sem a área da Inovação. Ela terá Ticiana Fontana como secretária, que, atualmente, é a secretária adjunta da pasta. 

Os Gabinetes do prefeito e do vice-prefeito passam a ser chefiados por Alexandre Lima e Alvaro Barreto Lisboa, respectivamente. Outras novidades estão nas pastas de Finanças e de Habitação e Regularização Fundiária. A primeira terá Michele Antonello, atual adjunta da pasta, como secretária, e a segunda será liderada pelo vereador Juliano Soares da Silva, o Juba.  

Já a Procuradoria Geral do Município (PGM) ficará sob a responsabilidade de Guilherme Cortez. Como ele mesmo já destacou em 12 de abril, na live de apresentação do balanço dos 100 primeiros dias da gestão em 2021, a criação de novas secretarias extraordinárias está contemplada na atual lei da estrutura administrativa e no orçamento. Alterações de algumas nomenclaturas dependem da apreciação da Câmara de Vereadores.

Confira, abaixo, a lista completa e atualizada dos titulares das secretarias e pastas equivalentes da Prefeitura Municipal de Santa Maria, organizadas por meio das perspectivas de desenvolvimento na qual estão enquadradas:

PREFEITO

Jorge Pozzobom

Idade – 50 anos
Formação/experiência profissional – Advogado, formado em Direto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi vereador e deputado estadual, secretário geral adjunto e assessor especial da governadora Yeda Crusius, secretário municipal de Assistência Social e de Integração Regional e Relações Institucionais. Está no segundo mandato como prefeito de Santa Maria

VICE-PREFEITO

Rodrigo Decimo

Idade – 53 anos
Formação/experiência profissional – Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É empresário e já foi presidente do Sindicato da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon) e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Está no primeiro mandato como vice-prefeito de Santa Maria

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL 

Alexandre Lima

Função – Chefe do Gabinete do Prefeito

Idade – 49 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em Auditoria Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), já tendo atuado como controlador-geral do Município

Alvaro Barreto Lisboa 

Função – Chefe do Gabinete do Vice-Prefeito

Idade – 54 anos

Formação/experiência profissional – Professor de Filosofia formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com experiência de mais de 30 anos nas áreas de Sociologia, Ética e Relações Humanas

Guilherme Cortez

Função – Procurador geral do Município

Idade – 28 anos

Formação/experiência profissional – Advogado, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e especialista em Direito Administrativo. Já atuou como secretário de Gestão e Modernização Administrativa, chefe da Casa Civil e secretário de Finanças

Carolina Lisowski

Função – Controladora e auditora geral do Município 

Idade – 34 anos

Formação/experiência profissional – Formada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Direito pela Universidade Franciscana (UFN), além de possuir mestrado e doutorado na área de Linguística. É professora de Direito Público e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). Desde 2013, atua no Executivo Municipal de Santa Maria 

Ramiro Eisinger Guimarães

Função – Secretário de Comunicação

Idade – 39 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Jornalismo pela UFSM, com especialização em Comunicação Midiática. Tem mais de 15 anos de experiência profissional com atuação em áreas como jornalismo impresso, radiojornalismo, assessoria de imprensa, comunicação coorporativa e marketing político. Atua na Prefeitura desde 2017, nas funções de superintendente de Comunicação e de assessor superior

Michele Antonello

Função – Secretária de Finanças

Idade – 41 anos

Formação/experiência profissional – Formada em Administração pela Universidade Franciscana (UFN), é servidora de carreira do Município há cerca de 15 anos e, também, já atuou como chefe de gabinete da Casa Civil e secretária adjunta de Finanças

Marco Mascarenhas

Função – Secretário de Administração e Gestão de Pessoas

Idade – 38 anos

Formação/experiência profissional – Advogado, formado em Direito pela Universidade Franciscana (UFN), com pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de já ter atuado como procurador jurídico da Câmara de Vereadores de Santa Maria e scomo subchefe da Casa Civil da Prefeitura de Santa Maria

Tiago Sanchotene

Função – Secretário de Inovação e Tecnologia da Informação (TI)

Idade – 32 anos

Formação/experiência profissional – Empresário na área de tecnologia, presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria e da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, investidor de startups e mentor de novos negócios. Já atuou como assessor técnico na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e foi diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs)

José Antonio de Azevedo Gomes

Função – Secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos

Idade – 57 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, com especializações em Recursos Hídricos e Mecânica dos Solos. Atuou como secretário executivo do Consócio Águas da Serra, foi vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Central, entre outras funções públicas 

Daniel Pereyron

Função – Presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan)

Idade – 42 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Engenharia Civil na área de Conforto Ambiental, doutorando em Geografia e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN)

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL

Ewerton Falk

Função – Secretário de Licenciamento e Desburocratização

Idade – 52 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Políticas Sociais e Direitos Humanos. Também é empresário e vinha atuando como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Santa Maria nos últimos quatro anos

Ticiana Fontana 

Função – Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Idade – 44 anos

Formação/experiência profissional – Formada em Jornalismo pela UFSM, com curso de Gestão de Pessoas pela FGV, além de ser empresária na área da comunicação. Também atuou como editora de Economia e Política do jornal Diário de Santa Maria, entre 2012 e 2017, e secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

Rodrigo Menna Barreto

Função – Secretário de Desenvolvimento Rural

Idade – 55 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi presidente da Associação Rural de Santa Maria e coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria. Assumiu o comando da pasta pela primeira vez em 2009

DESENVOLVIMENTO URBANO

Wagner da Rosa

Função – Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos

Idade – 38 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Centenário (Fames). Tem experiência nas áreas da construção civil, da saúde e de transportes coletivos. É presidente do Conselho do Fundo Pró-Saneamento do Município, membro do Conselho Municipal de Transporte Público no Município e do Conselho Fumcip do Município

Guilherme Lul da Rocha

Função – Secretário de Meio Ambiente

Idade – 36 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuou com prestação de serviços para empresas privadas e órgãos públicos em trabalhos ligados à topografia, georreferenciamento, projetos ambientais e processos judiciais

Orion Ponsi 

Função – Secretário de Mobilidade Urbana

Idade – 53 anos

Formação/experiência profissional – Formando em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana pela Uninter, além de ter concluído o curso em Gerenciamento de Transporte Público pelo Ministério dos Transportes. Foi 1° tenente da Brigada Militar e esteve no Comando da Polícia Rodoviária Estadual da Região Centro/Fronteira. Atuou na Municipalização de Trânsito em Santa Maria e em outros municípios

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Rose Carneiro

Função – Secretária de Cultura

Idade – 49 anos

Formação/experiência profissional – Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pós-graduação em Marketing e Recursos Humanos. Produtora com mais de 20 anos de experiência na área de planejamento e produção cultural

João Chaves

Função – Secretário de Desenvolvimento Social

Idade – 47 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Gestão Pública pela Uninter e em Teologia pelo Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas (IBADAM). Foi vereador de Santa Maria por dois mandatos. Atuou como secretário municipal de Desenvolvimento Social em 2017. Em 2019, voltou à titularidade da pasta. É acadêmico de Direito da Faculdade Palotina (Fapas)

Lúcia Madruga

Função – Secretária de Educação

Idade – 57 anos

Formação/experiência profissional – Formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (atual UFN). Tem mestrado em Engenharia da Produção e doutorado em Agronegócios. Professora aposentada da UFSM, foi coordenadora do Curso de Administração e pró-reitora adjunta de Planejamento

Gilvan Ribeiro 

Função – Secretário de Esporte e Lazer 

Idade – 31 anos

Formação/experiência profissional – Formado em Jornalismo pela Universidade Franciscana (UFN) e graduando em Psicologia pela UFSM, é cofundador da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), com projeto esportivo, social e ambiental no Bairro Campestre há 10 anos. Canoísta, foi atleta olímpico nos Jogos do Rio 2016 e medalhista no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011, e de Toronto, em 2015

Juliano Soares da Silva 

Função – Secretário de Habitação e Regularização Fundiária

Idade – 43 anos

Formação/experiência profissional – Advogado, formado em Direito pela Unicruz, com mais de 20 anos de experiência profissional na área. Vereador com passagens pela diretoria legislativa da Câmara Municipal e, também, já atuou como delegado regional da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social

Guilherme Ribas Smidt

Função – Secretário da Saúde 

Idade – 34 anos

Formação/experiência profissional – Profissional de Educação Física formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Saúde Pública pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde – Atenção Básica/Estratégia da Saúde da Família. Entre outras funções, já foi chefe de gabinete e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo