DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Em busca da oitava taça, ‘Soldiers’ vai lutar no Gauchão para seguir no topo

Dirigente do time santa-mariense garante atenção extrema para o certame

Equipe local, o Santa Maria Soldiers, não perde um torneio estadual desde 2016 (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

No Campeonato Gaúcho de Futebol Americano de 2023, que começa neste domingo, o Santa Maria Soldiers terá a oportunidade de se afastar ainda mais do Porto Alegre Pumpkins, seu maior rival, no número de títulos estaduais – o time verde e preto tem sete, sendo cinco de forma consecutiva entre 2016 e 2022, enquanto os Abóboras buscam a quinta taça. Com isso em mente e depois de um grande ano, os Soldados chegam no Gauchão para seguirem vencedores.

Na temporada passada, de retorno às atividades, o Soldiers conseguiu se manter no patamar que estava antes da pandemia: no topo. Assim como em 2019, os Soldados venceram o Gauchão no primeiro semestre e, no segundo, deixaram a Conferência Sul da Liga BFA com o vice-campeonato ao perder para o Timbó Rex que, depois, levantaria a taça a competição.

Douglas Rodrigues, atleta e presidente do clube verde e preto, argumenta que 2022 foi marcado por sacrifícios do time, principalmente no quesito financeiro, e, ainda assim, conseguiram ganhar o Estadual e chegar à decisão da conferência. “Foi um ano super positivo no ponto de vista administrativo. Conseguimos estabelecer um equilíbrio e nos reestruturarmos para, em 2023, investirmos na comissão técnica”, contou o jogador.

Entre fevereiro e início de março, os santa-marienses anunciaram a chegada de seis reforços para o plantel de treinadores, sendo eles um head coach, quatro comandantes para funções específicas e um preparador físico. Com uma preparação intensa, novas jogadas e conceitos diferentes de jogo, os Soldados estão desenvolvendo um sistema completamente inédito para, conforme diz o presidente, chegarem ao Gauchão com mais qualidade ainda.

No fim do ano passado, o Exército de Santa Maria promoveu uma seletiva para novos jogadores integrarem o elenco. Após certo tempo na equipe de desenvolvimento, para aprenderem os conceitos e valores do futebol americano, Rodrigues afirma que alguns dos recrutados já terão a primeira experiência competitiva no esporte, no Gauchão. Porém seguem avaliando jogadores que se candidataram na seletiva online, específica para atletas experientes, lançada em fevereiro.

“Se manter no topo é mais difícil que chegar lá”, garante o presidente que, da mesma forma, declara que este Gauchão será muito competitivo. Porém, além de visarem o título do campeonato, os santa-marienses querem executar tudo aquilo que praticam nos treinos para criar química com os novos treinadores e, na BFA – no segundo semestre do ano -, desempenharem melhor ainda.

O Santa Maria Soldiers já estreia pelo Gauchão neste domingo (12), contra o Canoas Bulls, no Centro Olímpico Municipal da cidade dos adversários, às 14h30min. No dia 26 de março, os Soldados recebem o Gravataí Spartans, no Estádio dos Eucaliptos, também às 14h30min.

LEIA TAMBÉM

Veja o Guia do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. SM Soldiers vai atrás do 8º título (AQUI)

Conheça o Gravataí Spartans, que volta às disputas atrás de mais experiência (AQUI )

Erechim Coroados chega à edição 2023 do Gauchão para provar sua relevância (AQUI)

Carlos Barbosa Ximangos, com a mesma base, busca mostrar evolução em 2023 (AQUI)

Canoas Bulls aposta em nova estratégia para se consagrar no Gauchão 2023 (AQUI)

Pumpkins, vice-campeão de hoje, quer vencer o Gauchão para manter boa fase (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo