CulturaDestaque

WEBSÉRIE. Manuela do Monte é a estrela desta quinta-feira no “Confessionário – Relatos da Casa”

É o 4º episódio da série que traz relatos de violência doméstica e de gênero

Manuela do Monte interpreta Bruna, uma jovem que é forçada a ter relações sexuais com o parceiro (foto Freddy Paz/Divulgação)

Por Tatiana Py Dutra, da Padrinho Agência de Conteúdo

Um rosto conhecido do horário nobre das maiores emissoras de TV do país será visto nesta quinta-feira (8), às 19h, no quarto episódio da terceira temporada de Confessionário – Relatos de Casa. Na websérie, que traz histórias reais sobre violência doméstica e de gênero, a atriz Manuela do Monte interpreta Bruna, uma jovem mulher obrigada a ter relações sexuais com o parceiro.

A santa-mariense radicada em São Paulo tem no currículo papeis marcantes, como a Tia Carol, de Chiquititas (2013-2015); Luisa, Malhação (2003); Joana de A Casa das Sete Mulheres (2003) e Fabiana, de Amor sem Igual (2019-2021). Ainda assim, essa é sua primeira experiência com uma personagem vítima de abuso sexual. Porém, uma situação vivida por uma pessoa próxima ajudou Manuela a construir o ponto de vista de Bruna.

“Quando a Déborah e o Cassol (Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol, realizadores do Confessionário) me convidaram para participar da série, fiz contato com uma amiga que já havia me segredado alguns episódios a respeito de relacionamentos abusivos e me baseei nesses relatos para escrever meu depoimento”, conta.

Manuela revela que pensou em uma boa parcela de seus fãs – jovens e adolescentes conquistados durante Chiquititas – ao escolher a história que levaria ao Confessionário.

“Escolhi justamente por se tratar de um episódio na adolescência de uma amiga, em que ela não percebeu a gravidade do que estava passando. Inclusive, demorou anos para entender que havia sido estuprada pelo namorado. Acredito que este seja um assunto que deve ser abordado, adequadamente claro, com todas as idades”, afirma a atriz.

Carreira e pandemia

Fora das telinhas desde o final das gravações de Amor sem Igual, na Record TV, no final do ano passado, Manuela do Monte está, teoricamente, em férias. O público pode vê-la em suas redes sociais, onde a atriz compartilha seus hábitos saudáveis em lives no Instagram (@manudomonte). Na prática, porém, ela está trabalhando em alguns projetos online. Além da participação no Confessionário, ele integra o projeto Liverê, da atriz e cantora Magali (@magalimagali2), voltado ao público infantil.

“Ela apresenta músicas e a gente recebe a criançada que quer se apresentar e também adultos que tiverem trabalhos voltados para este  público. É um microfone aberto, uma brincadeira gostosa pra fugir um pouco do isolamento, com segurança”, conta a santa-mariense.

A atriz ainda está envolvida em uma série onde os atores gravam suas cenas de seus celulares, em suas casas e precisam dar conta de praticamente toda produção, apoiados pela equipe que os encontra remotamente. 

“Gravamos um piloto logo no início da pandemia, inicialmente para termos uma válvula de escape da loucura que  estávamos vivendo, e as coisas foram acontecendo, apesar de neste momento estarmos aguardando algumas burocracias para darmos seguimento ao projeto”, antecipa.

O projeto

A primeira temporada de Confessionário – Relatos de Casa estreou em agosto de 2020, quando estatísticas já apontavam que o confinamento gerado pela pandemia elevara os índices de violência doméstica no país. Em 2020, o Ligue 180 e o Disque 100 – canais para denúncia de violações de direitos humanos do governo federal – receberam 105.821 queixas de violência doméstica. Em média, 290 casos por dia.

A ideia do projeto, segundo Deborah, é estimular as mulheres a se livrarem da culpa e do medo e a denunciar os agressores. Ao fim da maioria dos episódios, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direito da mulher, presta informações sobre tipos de violência, formas de denunciar e outras informações úteis.

A terceira temporada de Confessionário – Relatos de Casa é realizada com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Aldir Blanc.

CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE CASA 
Quando: segundas e quintas-feiras, às 19h, no Canal do Confessionário no YouTube (youtube.com/confessionario) e terças e sextas-feiras, 19h, no IGTV Instagram (instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel) e Facebook (facebook.com/confessionariorelatosdecasa/)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo