DestaqueSanta Maria

AMBIENTE. Parque dos Morros é selecionado por programa especial para “Áreas Protegidas Locais”

Parques naturais de outras cinco cidades brasileiras também foram incluídos

Rede internacional de governos é a responsável pelo projeto lançado nesta terça, via vídeoconferência (fotos Divulgação Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O Parque Natural Municipal dos Morros, em Santa Maria, foi um dois seis selecionados para participar do Programa de Aceleração do Projeto Áreas Protegidas Locais, promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento de abertura do programa ocorreu na tarde desta terça-feira (4), de forma online, e contou com a participação do prefeito Jorge Pozzobom

“Tenho certeza de que as unidades de conservação terão um papel ainda mais importante por conta da pandemia, já que podem contribuir para o desenvolvimento econômico, para a educação e a saúde das regiões onde estão inseridas. Nós precisamos de ambientes que possam proporcionar uma vida melhor depois do que estamos passando”, afirmou Pozzobom, que, ao lado dos outros prefeitos das cidades participantes, fez um pronunciamento no início da videoconferência. 

Depois das falas dos políticos e representantes do ICLEI, a abertura do evento contou com uma aula magna com o vice-presidente regional da América do Sul da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (CMAP) da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Cláudio Maretti

Também participam do programa o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho, de Caruaru, em Pernambuco, o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, de Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul, o Parque Natural Municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, em São José dos Campos, em São Paulo, e o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, no Mato Grosso. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Santa Maria, Guilherme Rocha, até o fim deste ano, será desenvolvida uma série de atividades junto aos parques selecionados para alavancar as potencialidades de cada unidade conservacional. A maior parte delas, segundo ele, ocorrerá online, em função da pandemia. Porém, também estão previstas ações práticas na qual a equipe ligada à administração do parque deverá apresentar resultados a partir das orientações de gestão propostas pelo programa.

“Ao participar do programa, nós pretendemos otimizar os nossos processos para, no futuro, fazer com que o Parque Natural Municipal dos Morros possa ter uma infraestrutura mínima para receber visitação do público e, também, para que a gente possa trabalhar com concessões e parcerias público-privadas”, explica o secretário. 

Para a gestora do Parque Natural Municipal dos Morros, a bióloga Marina Deon Ferrarese, a participação nessa iniciativa servirá para apoiar o aprendizado sobre novas ferramentas e métodos de gerência, com olhar especial para a sustentabilidade financeira.  

“É uma excelente oportunidade para aprender, inclusive na troca de informações com os tutores do programa e gestores das outras unidades de conservação participantes. Estamos muito felizes por sermos selecionados dentre cerca de 30 inscritos. Lá na frente, essa iniciativa vai refletir na saúde da população, com a manutenção dos serviços ecossistêmicos que estão atrelados à qualidade de vida”, comemora Marina. 

O que é o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais. Ela está comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e é ativa em cerca de 100 países, nos quais busca influenciar as políticas de sustentabilidade.

Somente na América do Sul, o ICLEI conecta 80 governos associados em sete países. Santa Maria é associada à rede ICLEI desde 2010. Em 2021, o Município participa do Programa de Aceleração que visa fortalecer a gestão, o empreendedorismo e a inovação em áreas protegidas municipais e ampliar a capacidade de conservação da biodiversidade, assim como promover as unidades conservacionais para o desenvolvimento sustentável. 

Sobre o Parque Natural Municipal dos Morros

Situado na região norte de Santa Maria, o Parque Natural Municipal dos Morros é uma unidade de conservação criada em 2016, que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O Parque compreende cerca de 151 hectares situados em uma região de transição ecológica e geomórfica, com uma rica biodiversidade local. Além disso, a unidade faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Zona de Amortecimento do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, configurando-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo