Arquivo

Economia Solidária. Santa Maria ganha mercado público. Ele está na Praça Saturnino de Brito

Vamos combinar: trata-se de uma boa notícia. Para quem vende, e são dezenas de produtores que, em vários casos, têm dificuldade para escoar o que produzem. E para quem compra, que passa a ter uma alternativa boa, e em local fixo, para adquirir o que pode consumir.

 

Trata-se do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Mercado Público), que será inaugurado na manhã desta sexta-feira. Os detalhes você encontra no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Patrícia Lemos, e a foto (das prateleiras já montadas no local) é de Gardel Silveira. Acompanhe:

 

“Mercado Público começa a funcionar a partir das 8h desta sexta

 

Os santa-marienses já poderão comprar produtos do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Mercado Público), a partir das 8h desta sexta (1). Nesta quinta (31), uma equipe termina a montagem da estrutura de prateleiras, refrigeradores, além da organização dos produtos no espaço. O trabalho é para deixar tudo pronto para a inauguração nesta sexta (1), às 10h, na própria sede, na Praça Saturnino de Brito.

Serão beneficiados cerca de 200 produtores do Projeto Esperança/Cooesperança, da Cooperativa Central de Desenvolvimento Rural (Coopercedro) e da Associação Institucional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Centro (Assintraf). Eles ocuparão gratuitamente o espaço cedido pela Prefeitura para vender hortigranjeiros, bebidas artesanais, pães, artesanato, peixes, entre outros. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Rural, João Alberto Amaral Moraes, inicialmente, o local ficará aberto ao público das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. “A idéia é, futuramente, abrir aos sábados, assim como ampliar o número de cadastrados utilizar o Mercado”, explica o Secretário.

O espaço terá a estrutura interna com prateleiras e um caixa único. Os clientes poderão identificar a origem do produto pela etiqueta de cada um. João Alberto ainda explica que a intenção é oferecer artigos mais baratos que o preço de mercado, pois não haverá taxas como a de aluguel, por exemplo.

Além do cadastramento de produtores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está com um programa de supervisão junto aos agricultores. Em parceria com a Emater municipal, a Prefeitura está fazendo um escalonamento da produção agrícola, que é o cálculo da produção para os próximos períodos. “Com isso, nos comprometemos fazendo a nossa parte e os produtores fazendo a deles que é comercializar no Mercado Público, para consolidar cada vez mais o espaço”, avalia João Alberto.


A obra
A estrutura do prédio foi entregue pela Prefeitura no dia 16 de janeiro, depois disso, o Centro passou por adaptações exigidas pela vigilância sanitária e Corsan. O Executivo Municipal investiu R$ 22 mil, construindo no espaço quatro salas – administração, mercado, depósito e cozinha – e dois banheiros. Além da reforma do prédio a Prefeitura entregou dois veículos utilitários com carroceria, um para o Projeto Esperança/Cooesperança e outro para a Coopercedro e Assintraf.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo