Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueSanta Maria

CIDADE. São instalados mais de 60 metros de galerias pluviais no subsolo do Calçadão em obras

No subsolo, ainda faltam 40 metros de galerias, além de outras intervenções

São instalados cerca de 60 metros de galerias pluviais no subsolo do Calçadão, que está em obras (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia, no centro de Santa Maria, avança dentro do cronograma previsto. Nesta terça-feira (25), a empresa De Marco, de Erechim, começou a escavação de mais um trecho do local para seguir com a instalação das galerias pluviais e de esgoto no subsolo. Desde que a obra foi retomada, no dia 10 de maio, cerca de 60 metros de galerias foram instalados, e a estimativa é que faltem aproximadamente 40 metros para concluir a alocação dessas estruturas.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, a obra do Calçadão chegou a um ponto em que encontra outra construção em andamento no local, onde, antes, ficava a então loja Brinquedos Macedo. Por segurança, a passagem de pedestres por um dos lados do Calçadão está fechada.

“O serviço no Calçadão ocorre com agilidade, mas, também, com todo o cuidado, o que é muito bom. Agora, os tapumes da obra do subsolo chegaram até nos tapumes da obra da antiga loja Macedo, mas já era algo previsto desde o começo do serviço. Por isso, fechamos o passeio público daquele lado para segurança dos pedestres. Mas, nenhuma loja teve sua fachada interrompida ou bloqueada. Os clientes podem ir a qualquer estabelecimento sem problemas”, esclarece Ticiana.

O próximo passo será o serviço de ligação dos ramais de esgoto cloacal e pluvial à galeria do local, que são mais de mil ramais previstos. Essa etapa contará com o auxílio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A galeria pluvial e de esgoto do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra. 

Além de concluir essa fase, a De Marco também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos. 

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, os recursos não sairão diretamente dos cofres públicos.

A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizam a obra do Calçadão como medida compensatória.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo