POLÍTICA. Tarso chega nesta quarta. Schirmer deve, sim, acompanhar agenda. Ou não há mais civilização?

O governador do Estado, Tarso Genro, tem seu primeiro compromisso em Santa Maria (onde acontece mais um programa de interiorização do governo) no final da tarde desta quarta-feira. É o que conforme a agenda oficial (e que ainda pode receber modificações) divulgada no final da tarde passada, pelo Palácio Piratini. Tarso vai ao estádio do Guarany Atlântico, na zona norte, para o lançamento do programa “RS Mais Igual” – que tem a parceria, também, da prefeitura municipal.
A grande expectativa – justificada, obviamente, pelos enroscos verbais havidos entre ambos desde a tragédia de 27 de janeiro – é saber qual a participação do prefeito Cezar Schirmer nessa extensa agenda que se estende também pela quinta-feira e com muitos atos que têm diretamente a ver com o Executivo da comuna.
Obviamente, as relações institucionais devem ser mantidas. E, como anota material publicado na versão online do Diário de Santa Maria, Schirmer deve ACOMPANHAR Tarso nos seus deslocamentos pela cidade. Convenhamos: o oposto é que será uma grande surpresa. Afinal, estamos em uma civilização. Ou não?
Para saber mais da visita do governador, que vai, por exemplo, papear com familiares das vítimas da Kiss, no Hospital da Brigada Militar, na manhã de quinta, e inclusive acessar toda a agenda já disponível, confira material publicado originalmente na página do Governo do Estado na internet. O texto é de Raquel Wunsch, com foto (de arquivo) de Cláudio Fachel. A seguir:
“Santa Maria recebe Interiorização de Governo a partir desta quarta-feira
Santa Maria, cidade polo da região central do Rio Grande do Sul, recebe a partir desta quarta-feira (11) a Interiorização do Governo do Estado. As agendas, relacionadas às áreas da infraestrutura, saúde, saneamento, inclusão social e ciência e tecnologia, ocorrem no município até a quinta-feira (12).
Essa é a segunda Interiorização realizada em Santa Maria, agora com um formato ampliado de compromissos. A primeira, em 2011, priorizava a prestação de contas do governo estadual em um ato único, seguido de reuniões de trabalho com os agentes regionais.
Durante a Interiorização em Santa Maria, o governador Tarso Genro, acompanhado de seu secretariado, além de prestar contas dos investimentos estaduais e ouvir as demandas da comunidade, realizará vistorias em obras de relevância regional. O objetivo dos roteiros no interior é ampliar a aproximação do Executivo estadual com a realidade de cada região.
Entre as principais agendas previstas, estão visitas às obras do Hospital Regional, de duplicação da ERS-509 e de implantação da rede de esgotamento sanitário no bairro Camobi, onde fica localizada a Universidade Federal de Santa Maria.
A Região Central é composta por 34 municípios, com uma população de 647.823 habitantes, dos quais mais de 100 mil vivem na área rural, o que corresponde a 19,45% do total. O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de Santa Maria é de 0,803, o 15º melhor do Estado segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Vc talvez tenha se referido a civilidade ou o respeito mútuo. Claro que deve existir. No caso desses dois nem sei é possivel essa aplicação. Só formalismos e protocolos. Mas o mais curioso é o extremo civilismo que está por acontecer na medida em que o sr. Vanoir vai a Poa buscar o médico cubano. Os supremos mandatários santamarienses não são assim tão queridinhos com seus “colaboradores”.Casa, comida e 10 pila no bolso.Ah, como é bonzinho o meu chanceler…
Bem na verdade o Gov. vem só saber o que mesmo os familiares das vitimas querem alem do que jã esta sendo feito, pois não tem mais nada a apresentar a RS, 509 tem um bestunto de um professor querendo saber se não tem algum osso de um parente dele ali, só agora ele se lembrou dos parentes então não vai sair, a não ser que ele vai dizer que todo o equipamento do hospital regional para o funcionamento esta comprado, se não for mais ou menos isso viagem perdida.