KISS. Associação dos Familiares das Vitimas inicia dia 27, quinta, campanha “100 meses sem Justiça”
Na frente da boate, às 11 da manhã, o primeiro ato presencial pós-pandemia
Por Fritz R. Nunes (com informações da AVTSM) / Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Nesta quinta, 27 de maio, a tragédia da boate Kiss, que ocorreu em 27 de janeiro de 2013, completa 100 meses. Para marcar a data está prevista uma atividade com início às 11h, na rua dos Andradas, centro de Santa Maria, local em que estão os escombros da antiga casa noturna.
A ação, que segundo a Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), respeita as normas sanitárias e de distanciamento, será com um número restrito de participantes para evitar aglomerações. Além disso, a comissão organizadora irá distribuir máscaras e disponibilizar álcool em gel a voluntários (as).
A atividade desta quinta-feira marca o início de um calendário com diversas intervenções que irão acontecer até o dia 1º de dezembro, data prevista para o início do júri dos quatro réus – os sócios da boate Kiss e dois integrantes da banda ‘Gurizada Fandangueira’. Sob o título de “100 meses sem justiça”, a campanha da AVTSM e do coletivo ‘Kiss: Que não se repita’, ocorre em parceria com vários (as) apoiadores (as).
O objetivo da campanha, conforme divulga a Associação, é fazer a sociedade relembrar, por meio de diversos materiais, as ilegalidades cometidas pelos réus, cujas ações provocaram 242 mortes e deixaram mais de 630 feridos. “É preciso resgatar a empatia em relação às vítimas, familiares e sobreviventes. É fundamental que a comunidade seja solidária e se engaje à causa da justiça pela tragédia da boate Kiss”, destaca material informativo da AVTSM.
Cronograma de atividades
A agenda de atividades, que inicia na quinta, 27 de maio, se estenderá da seguinte forma:
a) Atividade presencial no dia 27 de maio, em frente à boate Kiss, em Santa Maria. Ação de lançamento da campanha;
b) Atividades online dia 27 de maio com lives, twittaço e disseminação de material da campanha;
c) Ao longo dos próximos meses: lives e entrevistas com mães, pais, sobreviventes da tragédia, assim como de técnicos e especialistas que irão analisar todos os aspectos em que houve infração da lei pelos empresários e músicos antes e durante os acontecimentos do dia 27 de janeiro de 2013;
d) Lançamento de documentário no segundo semestre do ano recontando a tragédia e o papel dos responsáveis;
e) Vídeo com personalidades públicas pedindo justiça e responsabilização no caso da tragédia da boate Kiss.
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