Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Prefeitura de Santa Maria presente na reconstrução após o temporal – por Rodrigo Decimo

Uma semana depois do evento climático, trabalhos seguem por toda a cidade

O temporal que atingiu o Estado na terça-feira (16) deixou grandes estragos por onde passou. Aqui em Santa Maria, centenas de residências sofreram com destelhamentos e falta de energia elétrica, enquanto algumas ruas e avenidas ficaram praticamente intransitáveis devido à queda de galhos de árvores e alagamentos.

A resposta do Município foi imediata e, poucos minutos após o cessar da chuva, deu-se início aos trabalhos de desobstrução das vias e distribuição de lonas e telhas pela Defesa Civil, que teve um papel preponderante na condução do Gabinete de Solução, assim denominado pelo prefeito Jorge Pozzobom.

Aliás, o prefeito Jorge estava de férias, porém, voltou para ajudar neste momento tão crítico do Município. Todos os nossos esforços foram para garantir a integridade física da população.

Uma semana após os efeitos do temporal, os trabalhos seguem por toda a cidade. Já recolhemos mais de 200 cargas de galhos de árvores. Foram aproximadamente 150 ocorrências registradas de árvores caídas ou danificadas.

Para tanto, o nosso decreto de situação de emergência, assinado na quarta-feira (17), nos permitiu alugar rapidamente um caminhão munck, fator que deu agilidade aos serviços das Secretaria de Meio Ambiente, e de Infraestrutura e Serviços Públicos. Quanto às lonas, entregamos cerca de 9 mil metros e centenas de folhas de brasilit.

No trânsito, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) controlaram a circulação de veículos enquanto o funcionamento dos semáforos era restabelecido devido à queda de energia elétrica. Não houve a ocorrência de nenhum acidente de trânsito diretamente relacionado ao pós-temporal, apesar de casos de carros atingidos por árvores ainda na noite de terça-feira.

O restabelecimento da normalidade, quando nos referimos ao trânsito, é resultado de um serviço bem executado pelos nossos agentes e dos condutores que souberam reagir às condições das vias.

O nosso plano de contingência, recentemente atualizado pelo Programa Santa Maria Resiliente, tem sido o norteador de ações preventivas como a manutenção na drenagem pluvial e a limpeza de arroios e sangas, evitando alagamentos, bem como nos preparou para saber agir em situações de condições climáticas extremas.

Temos a previsão de um restante de verão chuvoso devido ao El Niño, por isso precisamos estar atentos aos alertas meteorológicos para prevenir e conter as consequências negativas dos temporais.

(*) Rodrigo Decimo é empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e Vice-Prefeito Municipal no exercício da Prefeitura.

Nota do Editor: a foto que ilustra este texto é de Marcelo Oliveira/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. ‘Já recolhemos mais de 200 cargas de galhos de árvores. Foram aproximadamente 150 ocorrências registradas de árvores caídas ou danificadas.’ Mais do que evidente que ‘a cidade é pouco arborizada’ é um cliche sem base. Padrão, imbecis saem repetindo bobagens sem raciocinar a respeito. Por motivos obvios, claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo