DestaqueSanta Maria

VIVA SANTA MARIA. Editais do “ReViva Perau” tem o lançamento confirmado para a próxima quinta-feira

Na programação, ainda há muitas atrações. Neste sábado tem o “VacinArte”

Previsto para este sábado, lançamento dos editais que vão “pintar” os mirantes ficou para a próxima quinta (foto Divulgação/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O aniversário do Município foi celebrado em 17 de maio, mas a programação do Viva Santa Maria, que comemora os 163 anos da cidade, vai até o final do mês. Em continuidade ao cronograma, na próxima quinta-feira (27) ocorre o lançamento do edital “Arte no Perau”, que faz parte do ReViva Perau, uma parceria entre as prefeituras de Santa Maria e Itaara. O lançamento ocorrerá às 9h, no Mirante 2, no limite entre os dois municípios. 

O edital contém as diretrizes para a escolha dos artistas que vão pintar murais nos mirantes que estão na Estrada do Perau. A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, destaca que a Estrada do Perau tem beleza singular, além de guardar uma memória importante da cidade e dos santa-marienses. Conforme Rose, a ideia do ReViva é também conscientizar quem passa, quem reside e quem usufrui daquele espaço para que cuidem do espaço. 

“Se é de todos, então, cuidar e zelar é dever de todos nós. Os mirantes são espaços de convivência espalhados ao longo da subida. O Edital Arte no Perau foi pensado dentro da proposta do ReViva para dar ainda mais beleza ao local. Existe um poder por trás de cada arte mural, numa união de cores e significados. Uma arte que desperta sentimentos como o pertencimento e que transmite a dinâmica da cidade naquele lugar”, salienta a secretária de Cultura.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, diz que o ReViva Perau chega à etapa final da revitalização da via com o lançamento dos editais. A expectativa é ter um lugar agradável para os santa-marienses e para os turistas que visitam os municípios de Santa Maria e Itaara. 

“Estamos muito satisfeitos com as ações que ocorreram até agora, que envolveram sete secretarias da Prefeitura de Santa Maria e mais outras do município de Itaara. Vamos seguir com essa ação de melhorias para que o espaço seja ocupado por visitantes e turistas. Por isso, pedimos a ajuda da comunidade para cuidar do local. Queremos que essa ação desperte a conscientização e a sensação de pertencimento na comunidade”, ressalta Ticiana.

Toda a Estrada do Perau passou por limpeza e manutenção desde o começo de maio. Parte do serviço foi feito pela Prefeitura de Santa Maria, e a outra parte, pelo Executivo Municipal de Itaara.

Após o lançamento do edital, ocorrerá uma caminhada ecológica do Mirante 2 ao Mirante 1, com o propósito de ampliar a conscientização, a preservação e o senso de pertencimento à Estrada do Perau por parte das comunidades de Itaara e Santa Maria. Em caso de chuva, os eventos serão adiados.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também vai auxiliar nas ações.

VACINARTE
O Viva Santa Maria 2021 traz o tema #CelebreComCuidado e, para reforçar o zelo com os moradores do Município, além da imunização contra a Covid-19, o VacinArte deste sábado (22) terá atrações das 8h às 10h. Porque cuidar vai muito além da vacinação, do uso de máscara e dos protocolos do momento. Também está no ato de levar carinho e alegria. 

Assim, o VacinArte tem como propósito promover intervenções artísticas aos pontos de imunização. Neste sábado, quem for se vacinar no Clube Dores terá a oportunidade de se encantar com o palhaço Katupiry e com a música de Regina Guerra e Lucas Martim. 

Nesta quinta-feira (20), o VacinArte contou com apresentação do duo de violinos de Regina Guerra e Vivian Reis durante a vacinação no Clube Recreativo Dores.
A Prefeitura convida a todos para acompanhar as atividades sem esquecer: #CelebreComCuidado. O Viva Santa Maria 2021 tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Emesul Decorando Bem, e patrocínio de Construtora Jobim, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

PARA LER NO ORIGINAL, E TAMBÉM CONFERIR TODAS AS ATRÇÕES DO VIVA SANTA MARIA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo