Arquivo

Como e por que Marcelo Dalla Corte virou presidente do PP

Como esta página havia antecipado, com exclusividade, na terça-feira (releia a nota Crise interna pode levar o PP de Santa Maria a “bater chapa”, que postei aqui no dia 18, às 23:42:37), o Partido Progressista acabou assistindo ao confronto, no voto, entre os farrezistas (apoiadores do ex-prefeito e atual deputado estadual José Haidar Farret) e seus opositores, a começar pelo mais visível deles, o vereador Sérgio Cechin.

Há cerca de uma hora, noticiei a vitória do analista de sistemas Marcelo Dalla Corte, sobre o candidato apoiado por Farret, o engenheiro Flávio Portella (leia mais abaixo). Agora, os detalhes. Foram 27 votos contra 21, o que significa, objetivamente, que os aliados do deputado somam exatamente o número de sufrágios conquistados por Portella. Já os demais expressam, objetivamente, uma união (explícita ou não) de todas as demais correntes partidárias. A maior delas é a liderada por Cechin. Este, no entanto, não teria força para bancar-se solitariamente. E começa a se explicar a vitória de Dalla Corte.

O que aconteceu? Simples, aos cerca de 15, quem sabe 16, mas certamente não mais que 18 vinculados ao vereador, se somaram os ditos “independentes” do PP. Que, historicamente, estiveram juntos ou próximos a Farret (boa parte), ou que contra ele há muito tempo bateram de frente. O exemplo mais notório, neste último caso, provavelmente seja o do ruralista Erony Paniz. Pois, hoje, todos se uniram contra o ex-prefeito, no nome do independente Marcelo Dalla Corte. E deu no que deu.

E AGORA?: A arte da negociação terá que prevalecer sobre qualquer tentativa autoritária ou autocrática de comando. Do contrário, o partido se esfacelará. E José Farret, definitivamente, não é mais o principal mandatário da agremiação – que sempre foi, nos últimos 25 anos. Pessoalmente, ou através de algum entre seus liderados.

Nessa conjuntura, como se comportará o novo presidente? É a grande incógnita. Sabe-se que tem o apoio irrestrito dos mais jovens no PP de Santa Maria. Mas, até as pedras sabem, se trata de cacife insuficiente para uma boa gestão. Terá que partir para o diálogo. Primeiro com os que o elegeram. E, depois, com quem? Claro, José Farret – que detem, ainda, individualmente, grande fatia partidária. Não majoritária, mas maior, certamente.

Será, é preciso convir, um belo exercício para essa nova e jovem liderança política que emerge em Santa Maria, nos braços de um PP dividido. Uma tarefa e tanto para Marcelo Dalla Corte.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo