DestaqueSanta Maria

CIDADE. Chuva derruba árvores, destelha casas e traz prejuízos em toda área urbana de Santa Maria

Defesa Civil age desde a madrugada. 110 metros de lona já foram distribuídos

Casas destelhadas são os principais registros. Até as 9h30min, cerca de 110 metros de lona distribuídos (foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, atende a ocorrências de estragos em várias regiões do Município devido à chuva e ao vento forte da madrugada desta quinta-feira (24). De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, até as 9h30min, cerca de 110 metros de lona haviam sido distribuídos para uso em casas destelhadas. Ele informa que, até o momento, não há registro de desabrigados nem desalojados em Santa Maria.

“Nós estamos acompanhando a situação e verificando os casos conforme chegam as ocorrências. Até agora, tivemos casas destelhadas, porque os ventos foram muito forte de madrugada. Ainda não temos dados oficiais, mas, pelo conhecimento que o trabalho nos dá, informalmente, acredito que as rajadas chegaram a 70 km/h. Distribuímos as lonas para que as famílias coloquem em cima das casas, na esperança de que não percam os móveis, e vamos ir monitorando a situação. Para qualquer ocorrência, indicamos que as pessoas liguem para o 153”, destaca Lemos.

Das ocorrências registradas até as 8h30min em Santa Maria, 12 são de casas destelhadas nos bairros Caturrita, Nova Santa Marta e Urlândia, uma casa alagada no Bairro Pinheiro Machado e árvores caídas em diversos pontos da cidade. Também foi registrada queda da fiação da rede elétrica no Bairro Caturrita, mas uma equipe já trabalha na manutenção. Até o momento, não foram registrados deslizamentos de terra. 

Entre outros prejuízos, também a queda de árvores (foto João Vilnei/Prefeitura)

Além disso, o Bairro Itararé chegou a ficar sem energia elétrica, e a vacinação contra a Covid-19 que ocorreria no Clube 21 de Abril foi transferida para o Clube Dores. A energia elétrica já foi restabelecida no bairro.

O superintendente da Defesa Civil informa que, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Bairro Camobi registrou o maior volume de chuva, sendo 52 milímetros até as 8h30min, seguido dos bairros João Goulart, com 49 milímetros, Patronato, com 47 milímetros, e Lorenzi, com registro de 45 milímetros.

UNIDADES DE SAÚDE
Duas unidades de saúde não terão atendimento à população nesta quinta-feira (24) em função da grande quantidade de chuva registrada em Santa Maria. A UBS Dom Antônio Reis, no Bairro Medianeira, e a ESF Urlândia, no bairro de mesmo nome, estão com registro de alagamentos que atingiram parte das redes elétricas dos locais. Para casos de urgência e emergência, os usuários devem procurar os pronto-atendimentos dos bairros Patronato ou Tancredo Neves.

Para informar sobre ocorrências e pedir ajuda, a população pode entrar em contato com:
BOMBEIROS 

– 193

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
– 153
– 99167-4728 (Whatsapp)
– 99167-8452 (Whatsapp)

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
–3222-5192
– 99110-7940 (Whatsapp)

PARA LER A ÍNTEGRA NO ORIGINAL, E TAMBÉM CONFERIR OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo