DestaqueSaúde

COVID-19. Enfim, número para festejar: caem 13% as internações em Santa Maria nos últimos sete dias

A lamentar: outra morte foi registrada na cidade, nesta quarta. No total: 739

Pelo segundo dia consecutivo, a Prefeitura anuncia um óbito por conta do novo coronavírus. Desta vez, um homem de 33 anos que MORREU nesta quarta-feira, depois de internado por 10 dias.

Obviamente, não é o caso de comemorar. Mas também não se pode desconhecer um fato: caiu a quantidade de mortes por Covid nos últimos dias. Eram três a cada dois dias, em média. Decorridos sete dias, foram anunciados nove – o que aumenta o número acumulado para 739. Sim, é uma queda importante e que todos desejam se mantenha.

Essa vítima fatal já está REGISTRADA no Boletim Epidemiológico desta quarta-feira, e que a Prefeitura acaba de divulgar (na imagem acima) em seu site. Os principais números, com os de ontem, terça (entre parênteses, para comparar), você tem abaixo. Confira:

Casos confirmados: 39.531 (39.322)

Descartados: 6.644 (6.644)

Casos suspeitos: 1.254 (1.250)

Pacientes curados: 36.029 (36.178)

Casos Ativos: 176 (165)

Óbitos: 739 (738)

Já quanto aos hospitalizados, é possível dizer, sim, que o quadro melhorou sensivelmente nos últimos dias. Desde quinta-feira passada até hoje (sete dias exatos), sempre dizendo que o número é da noite, houve sensível redução na quantidade total de pacientes.

Sete dias atrás eram 242, hoje, conforme atualização das 8 e 8 da noite, no site da Secretaria Estadual de Saúde, eles são 215. Isto significa nada menos que 13% menos. Sim, é significativo e precisa ser realçado. Sempre deixando claro que se trata de um quadro considerando sete dias consecutivos e é preciso esperar mais tempo para que se considere isso uma dendência.

O mesmo se pode dizer de outro dado, o relativo aos ocupantes de vagas em Unidades de Terapia Intensiva. Eles eram, na última quinta-feira, 101, e neste momento (na imagem abaixo), conforme o site da SES, são 91, incluída uma criança. Deles, 89 são casos confirmados e dois suspeitos.

A seguir, você tem o número de pacientes, também das 8 e 8 da noite, já discriminados pelos estabelecimentos referência em atendimento ao coronavírus em Santa Maria: Hospital de Caridade (102 internados, e 27 em UTI), Universitário (31 pacientes, e 22, inclusive uma criança, em UTI), Casa de Saúde (7), Hospital São Francisco (6, todos em UTI) e Regional (69, 36 deles em UTI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo