Arquivo

Piratini. O vai-e-vem do Conselho Político de Yeda. E a reforma do secretariado, que virá

Era para acontecer, foi adiado e, enfim, acabou sendo realizada. Me refiro à reunião do Conselho Político do Governo do Estado. Confira, a seguir, a anódina nota a respeito, divulgada pouco depois das 9 da noite desta segunda, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

 

“Governadora Yeda Crusius reúne Conselho Político

 

A governadora Yeda Crusius reuniu-se pela primeira vez hoje à noite (10) com o Conselho Político do seu governo, na ala residencial do Palácio Piratini. Da pauta do encontro constou uma avaliação do momento político e sugestões para o fortalecimento da base partidária. Esta será, segundo a governadora, uma instância permanente de consultas aos partidos.

Fazem parte do Conselho Político os presidentes dos partidos da base aliada do Governo, seus secretários gerais, líderes partidários na Assembléia e senadores.”
 

Agora, confira a nota publicada pelo (opiniões a parte) habitualmente bem informado Políbio Braga. Atenção: foi editada antes da reunião que afinal ocorreu. Logo em seguida, o comentário claudemiriano:

 

“Yeda cancela reunião do Conselho Político. PP pede renúncia coletiva do secretariado

 

A governadora gaúcha Yeda Crusius resolveu cancelar a reunião ampliada do seu Conselho Político depois que soube que os senadores Pedro Simon e Sérgio Zambiasi não poderiam comparecer. São os dois maiores líderes do PMDB e do PTB.

. O cancelamento também adiou a discussão sobre a recomposição da base aliada.

. A proposta feita na sexta-feira pelo deputado Jerônimo Goergen, presidente do PP, que defendeu a demissão coletiva do secretariado para dar a Yeda plena liberdade de recomposição, parece não ter sido levada a sério. Ela não repercutiu.”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: fico a me perguntar que diferença fariam, na reunião, os senadores Simon e Zambiasi. Salvo melhor juízo, nem um, muito menos o outro, conseguem influenciar tanto assim a bancada de deputados na Assembléia Legislativa. Têm o respeito de todos, claro, mas poder? Mmmmm… Para mim, é outra coisa. Por exemplo: a governadora pretende primeiro ter um plano B, isto é, já saber quem vai sair e quem vai entrar, para o caso de não receber o apoio formal e garantido que pretende obter. Aliás, na foto distribuída pela agência de notícias do Piratini, e que publico aqui, não aparece senador algum.

 

De outra parte, a proposta do presidente do PP, se é que foi apresentada meeeesmo à governadora, frente a frente, é chover no molhado. Afinal de contas, com o perdão do clichê, os cargos já são da confiança da governadora, que pode dispô-los em qualquer circunstância. Ou, por outra, estão sempre à disposição. Logo…

 

EM TEMPO: independente do que foi discutido na reunião do Conselho Político, que aliás foi bem curtinha, a governadora confirmou sua intenção de reformar o secretariado. Mas isso só acontecerá em janeiro. Que, como se sabe, não demora 20 dias para chegar.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Leia aqui outras notas publicadas pelo jornalista Políbio Braga.

Confira também a notícia “Secretariado gaúcho deve se preparar para mudanças em 2008”, publicada por ZeroHora.Com.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo