Eleições 2012Política

ELEIÇÕES 2012. Na primeira hora, repete-se a tranquilidade que houve durante toda a campanha

Na Prefeitura, um punhado de urnas e muita calma. Ah, e uma mesária ciosa da lei

O editor esteve até há pouco na rua. Cumpriu sua obrigação, votou, como há mais de muitos anos, na Corsan, seção número 19. Era a 41ª Zona Eleitoral. Agora, a 147ª. Encontrou uma fiscal da aliança liderada por Cezar Schirmer (PMDB). Maria Helena, que já esteve lá há quatro anos. Veterana militante, e que estava com um sorriso no rosto. Por acreditar, é possível supor, na vitória do candidato dela. Mas, mais que isso, com a alegria de um dia diferente.

No calçadão, opostos se encontram. Entusiasmo de parte a parte. Mas com civilidade

Ou nem tão diferente. Na prefeitura, por exemplo, onde há meia dúzia de seções eleitorais, duas filas. Curtas filas. E absoluta tranquilidade no trabalho dos mesários. Uma, aparentemente braba (mas, certamente, apenas correta e reta no cumprimento da lei), vetava a camiseta de candidato ou partido ou aliança. Como manda a legislação. Compreensão absoluta por parte dos circundantes.

Aliás, a calma vigente na cidade é apenas a continuação do que se viu na campanha eleitoral. Os últimos três meses assim foram, em Santa Maria. Uma tranquilidade para a qual há explicações. Que ainda serão dadas, obviamente, depois do pleito. Agora, não é conveniente. Mas perceptível a olho nu.

A sensação de bonança é tanta que, na manhã de ontem, na boca do calçadão, palco de muitos embates, se viram dois grupos muito grandes, passando um pelo outro, com muitas palavras de ordem – algo agressivas, talvez, em outros tempos – e que levaram apenas um a levantar a voz mais que o outro. Nada adicional.

Será assim até o final do pleito, às 5 da tarde? É bastante provável. Como também depois, dado conhecimento do resultado. Ah, e muita festa, dos 23 vencedores: prefeito, vice, vereadores. E seus apoiadores. Só isso. É a democracia, enfim.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo