DestaqueEducação

DEBATE. Jornalista investigativo Ricardo Mendes participa da ‘live’ “Jornalismo: Futuro do Presente”

Profissional estará nesta terça-feira no evento do curso de Jornalismo da UFN

Material (texto e imagem) enviado pela produção do evento, na UFN

Na continuidade das lives Jornalismo: Futuro do Presente, o curso de Jornalismo da UFN propõe um bate-papo com o jornalista Ricardo Fontes Mendes nesta terça-feira, 1º de junho, às 20h, pelo Instagram do curso (@jornalismoufn).

Mendes nasceu em Salvador, Bahia, em 1968. Ele é jornalista investigativo multiplataforma graduado pela PUC de Campinas e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, ambas universidades situadas em São Paulo, onde viveu a maior parte de sua vida.

Foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Contos Ignácio de Loyola Brandão, em 1993, com A morte de Zuleica Martan, do qual participaram como jurados o próprio Ignácio de Loyola Brandão, o  escritor Deonísio da Silva (Prêmio Casa de Las Americas) e a pesquisadora em literaturas estrangeiras e modernas Guacira Marcondes Machado Leite, da UNESP.

Mendes é Jornalista Amigo da Criança pelo Unicef e ganhou por duas vezes o Concurso Nacional Tim Lopes de Jornalismo Investigativo promovido pela ANDI, com o apoio da World Childhood Foundation (Suécia) e do Fundo das Nações Unidas para Infância e Juventude.  Junto com os jornalistas Suzana Varjão e a atual professora do curso de Jornalismo Rosana Zucolo, produziu o caderno Nos jardins da infâmia (publicado pelo jornal A Tarde), que foi premiado em 2002 na 1ª edição do Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. 

Em 2006, recebeu novamente o mesmo prêmio com a série de reportagens O Silêncio contra os inocentes. Atuou ainda como repórter do Jornal Nacional e editor-chefe do Núcleo de Rede da TV Bahia.

Ao longo de 33 anos de carreira, colaborou com algumas das principais empresas de comunicação do Brasil, como Editora Abril, Folha de São Paulo e Rede Globo. Ricardo Mendes criou uma empresa de consultoria, no final dos anos 90, dando suporte à transição das mídias tradicionais para a convergência e integração de redações.

O quê? Live ‘Jornalismo: Futuro do Presente’ com o jornalista Ricardo Fontes Mendes

Quando? terça-feira, 1º junho, 20h

Onde? Instagram do curso de Jornalismo @jornalismoufn

Realização: curso de Jornalismo UFN  sob coordenação geral da professora Sione Gomes

Produção: Glaíse Palma, Neli Mombelli, Rosana Zucolo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo