Arquivo

Parlamento. Projeto prevê aumento do número de vereadores. Santa Maria voltaria a ter 21

Há pelo menos 30 projetos em “situação de urgência” na Câmara dos Deputados. Corre-se contra o tempo para apreciá-los e votá-los. Um deles é o que permite, já em 2007, que o número de vereadores dos municípios seja ampliado. No caso de Santa Maria, se voltaria para os 21 edis da Legislatura passada.

É a esperança de muitos suplentes. Só aqui são sete, na bica para entrar (ou, em alguns casos, voltar) na Câmara de Vereadores. O mérito único do projeto, penso eu, é reduzir os recursos possíveis para os parlamentos municipais. O interessante, ou trágico, no caso santa-mariense, é que – com o aumento do salário provocado pelo reajuste dos parlamentares federais – a despesa pode mesmo é aumentar vertiginosamente. Mas, enfim, isso é assunto para depooois da aprovação, se ela acontecer.

Enquanto isso, fiquemos com os detalhes da proposta em tramitação em Brasília, na reportagem que o jornal Diário de Santa Maria está publicando hoje, no texto assinado pela jornalista Jaqueline Silveira. Acompanhe:

Mais vereadores e menos dinheiro
Deputado Pompeo de Mattos apresentou proposta para aumentar o número de parlamentares nas câmaras municipais e diminuir os repasses de recursos

Uma proposta que está na fila das matérias para serem votadas ainda neste ano na Câmara dos Deputados pode mudar o número de vereadores nos legislativos municipais. Apresentada pelo deputado federal gaúcho Pompeo de Mattos (PDT), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê o aumento de vagas e a redução de repasses feitos pelas prefeituras às câmaras municipais. Se a PEC for aprovada, Santa Maria voltará a ter 21 vereadores.

Em abril de 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cortou 8.481 vagas em 5.562 câmaras do país, mas manteve os mesmos percentuais de repasses. A medida, que gerou polêmica, refletiu aqui: Santa Maria perdeu sete vereadores. A atual legislatura tem 14.

A proposta, segundo Pompeo, visa corrigir as distorções, tanto na representatividade quanto nos repasses, causadas pela resolução do TSE. Ele afirma que a redução no número de parlamentares não diminuiu as despesas nos legislativos. Pelo contrário, teriam aumentado. Conforme o deputado, um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) apontou um aumento de R$ 400 milhões nos gastos em…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo