DestaqueEstado

INOVAÇÃO. Projeto de Santa Maria é destaque em evento realizado em Sant’Ana do Livramento

Vice-prefeito Rodrigo Decimo palestrou sobre o Distrito Criativo Centro-Gare

Distrito Criativo Centro-Gare foi apresentado pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo na Semana Binacional de Inovação, que teve atividades em Sant’Ana do Livramento e Rivera. Foto Rafael Favero / Prefeitura

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

Santa Maria foi uma das cidades convidadas para participar da Semana Binacional de Inovação, que ocorreu em Sant’Ana do Livramento, no Brasil, e em Rivera, no Uruguai. O vice-prefeito Rodrigo Decimo palestrou na tarde de sexta-feira (5) sobre o Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa escolhida como case de inovação para o desenvolvimento sustentável, um dos focos do evento organizado pelos voluntários da Área Binacional, que pretende impulsionar a região de fronteira.

O vice-prefeito detalhou cada fase da iniciativa, desde a sua concepção até o lançamento oficial e a definição da governança, em abril de 2022. Depois de mostrar a sistemática que resultou nos comitês que hoje debatem a implantação do Distrito Criativo, houve a reprodução de um vídeo sobre o Centro Histórico de Santa Maria, produzido pela Prefeitura.

“Foi uma excelente oportunidade para divulgarmos o nosso Distrito Criativo Centro-Gare, que, aos poucos, começa ter as primeiras entregas, como a recuperação do pavimento da Vila Belga, os projetos de recuperação da Gare, que estão prontos, e a definição do arquiteto responsável pela revitalização do Clube dos Ferroviários. Assim como nós podemos inspirar outras cidades, estar em um evento assim é muito importante para divulgarmos os atrativos de Santa Maria e aprender com outros municípios”, afirmou o vice-prefeito.

Realizado no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Sant’Ana do Livramento, o painel do qual Decimo esteve entre os convidados também contou com a participação do prefeito de Restinga Sêca e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Farmurs), Paulo Salerno; do prefeito de Santiago, Tiago Gorski; do secretário de Desenvolvimento de Santiago, Sadi Gioda; e de líderes políticos de Sant’Ana do Livramento e de Rivera. Eles expuseram projetos colocados em prática nas suas cidades e que, de alguma forma, impactam positivamente na vida da população.

“Fico emocionado ao ver esse vídeo, pois é o que eu vivo no meu dia a dia. Temos, aqui reunidos, no mesmo salão, pessoas preocupadas com o desenvolvimento das suas regiões”, disse, logo após a apresentação de Decimo, administrador, economista e presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Pedro Cezar Saccol Filho, anfitrião da visita da Prefeitura à fronteira e um dos voluntários do evento.

Entre os integrantes da comitiva da Prefeitura de Santa Maria na Semana Binacional de Inovação também estavam a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; o secretário adjunto da pasta, Michel Kesseler; o chefe do Gabinete do Vice-prefeito, Álvaro Lisboa; e o assessor superior de governo Ronie Gabbi.

Agenda no Uruguai
O grupo conheceu, ainda na sexta-feira (5), a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), onde o espaço coworking serviu de palco para outras discussões da Semana Binacional de Inovação. Na ocasião, a equipe assistiu a palestras sobre o turismo na região da serra gaúcha e no próprio Uruguai.

Além disso, no final da manhã, o vice-prefeito, acompanhado do anfitrião Pedro Cezar Saccol, teve uma reunião com a cônsul-geral do Brasil do Uruguai, a embaixadora Ana Lélia Beltrame, e o cônsul adjunto Carlos Leopoldo de Oliveira. Decimo colocou o Município à disposição do consulado para a articulação de projetos ligados ao empreendedorismo e à inovação no Mercosul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo