CulturaSanta Maria

CULTURA. Projeto literário “Literatura na Boca” atrás de financiamento coletivo para publicação de um livro

O projeto literário “Literatura na Boca”, do escritor santa-mariense Lucas Visentini está em busca de apoiadores. Trata-se de iniciativa independente e sem fins lucrativos relacionada à literatura infanto-juvenil.

Com a intenção de resgatar aspectos histórico-culturais do Rio Grande do Sul e de Santa Maria, o projeto pretende publicar o livro “Belbellita: a borboleta gauchesca”. A obra está concluída e apenas necessita de financiamento para a sua edição e publicação.

Desse modo, segundo seu autor, objetiva-se valorizar o patrimônio cultural de estado e região, ao “democratizar, por meio da literatura, as diversas lendas, fábulas, contos e mitos que constituem as narrativas próprias da cultura do povo gaúcho”.

A qualidade literária foi atestada por uma comissão de professores doutores da Universidade Federal de Santa Maria, que “aprovou por unanimidade” a publicação do livro. Haverá a doação de exemplares do livro a estudantes de escolas públicas e, também, aos colaboradores que tornaram possível a publicação da obra, mediante identificação.

Escritor, pesquisador, estudante do Curso de Doutorado em Educação da UFSM e professor da rede pública municipal, Visentini realiza há anos projetos de incentivo à leitura e escrita, ao valorizar a literatura nos contextos de ensino-aprendizagem.

Ao perceber que não havia muitas publicações de livros de literatura infanto-juvenil que resgatassem e valorizassem a história e a cultura do Rio Grande do Sul e, mais especificamente, de Santa Maria da Boca do Monte, Visentini diz ter decidido escrever ele mesmo uma obra que versasse sobre o tema.

As pessoas – físicas e/ou jurídicas – que quiserem apoiar o projeto poderão acessar o site Vakinha (vaka.me/823897) ao constar o título “Publicação de livro: Belbellita: a borboleta gauchesca”. Para ter acesso ao projeto completo e para maiores informações, o email do autor é [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo