CulturaDestaque

FESTIVAL. Segunda-feira, 7, o último dia para inscrições no 14º “Santa Maria Vídeo e Cinema”

Evento de curta-metragens acontece entre 20 e 24 de julho, de forma virtual

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

Realizadores e realizadoras que quiserem candidatar seus filmes nas mostras do 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) têm até segunda-feira (7) para fazê-lo, no site www.smvc.com.br, onde também é possível encontrar o regulamento.

A organização aceitará produções concluídas a partir de 1º de janeiro de 2019 para a Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. Serão aceitos curtas-metragens de, no máximo, 25 minutos de duração (incluído os créditos), nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

Tema 

O tema do 14º SMVC é “Memória”, uma alusão a importância do audiovisual para a preservação do cinema santa-mariense e brasileiro. O tópico também remete à lembrança das mais de 400 mil vítimas do Covid-19 no Brasil.

“O cinema ajuda que pessoas, lugares, hábitos, relações e afetos não sejam apagados. Nossa presença fica registrada no audiovisual. E nós queremos refletir sobre nossa memória, o que estamos fazendo para mantê-la”, comenta o coordenador executivo do festival, Luciano Ribas.

Para o coordenador artístico, Luiz Alberto Cassol, o tema Memória “também fará com que façamos uma reflexão sobre o próprio caminho do festival e sua ligação com a trajetória do cinema de Santa Maria”.

Mostras competitivas

Os filmes selecionados para o 14º SMVC vão concorrer na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e na Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região (voltada para trabalhos produzidos a até 70 km de distância da cidade Coração do Rio Grande).

O Júri Oficial premia com o Troféu Vento Norte os melhores trabalhos nas categorias Melhor Curta, Melhor Curta de Animação, Melhor Curta de Ficção, Melhor Curta Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Também receberão troféus os filmes eleitos pelo público, por votação popular.

Outros prêmios

Outras três distinções podem ser concedidas aos curtas que concorrem nas mostras competitivas: o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos; o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado em parceria com a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção, concedido em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Jornalista Marilice Daronco (foto Juliano Mendes) e professor Glênio Póvoas (foto Arquivo Pessoal) são os homenageados do SMVC

O festival

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 

Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. A partir de 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento é realizado de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 14° SMVC é produzido com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. O festival é realizado pela Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria. 

Serviço

Inscrições para o 14° SMVC

Quando: de 17 de maio a 7 de junho

Onde: no site www.smvc.com.br

Fundação Eny apresenta

14° Santa Maria Vídeo e Cinema

Realização:

SMVC

Co-promoção:

Prefeitura Municipal de Santa Maria

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria

Organização:

Filmes de Junho Produtora

IdeiaAção Design e Planejamento

Padrinho Agência de Conteúdo

O 14° SMVC é um projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo