DestaqueSanta Maria

FLASH. D. Leomar Antônio Brustolin é o novo Arcebispo de Santa Maria. Saiba mais sobre ele

Posse já está marcada: será no dia 15 de agosto, na Basílica da Medianeira

A Santa Sé anunciou agora há pouco, às 7, o nome do novo Arcebispo de santa Maria, que substitui Dom Hélio Adelar Rubert, que se retira e se transforma em “emérito”. Trata-se de Dom Leomar Antônio Brustolin, que assume em 15 de agosto, justamente no dia em que ele festejará seus 54 anos.

A propósito de tudo isso, confira material da assessoria de Comunicação da Arquidiocese. Também, mais abaixo, uma pequena biografia com a trajetória do futuro arcebispo, extraída do site da CNBB. Acompanhe:

Santa Maria acolhe hoje com alegria o anúncio do seu novo Arcebispo Metropoliano

Por Padre Enio José Rigo / Assessor de Comunicação da Arquidiocese de Santa Maria

O Arcebispo Dom Hélio, o clero, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos acolhem, neste dia, o bom Pastor que o Papa Francisco escolheu para Santa Maria, terra da Medianeira.

O Arcebispo tem a tríplice missão: de governo, de ensino e de santificação. Aquele que a Providência escolheu para nós deve ser acolhido com alegria pela Arquidiocese de Santa Maria com suas 39 Paróquias e centenas de Comunidades.

Mesmo em tempos de velocidade da comunicação a Igreja, fiel à Tradição somente divulga o nome e sua biografia quando a página do Vaticano, em Roma, publicar às 7h (horário do Brasil).

Seja bem-vindo Dom Leomar Antônio Brustolin, desde já o senhor está nos braços da Medianeira e também nos braços de seu amado povo desta Arquidiocese.

A Arcebispo atual confirma a posse do novo Arcebispo no dia 15 de agosto de 2021, às 10h no Santuário-Basílica da Medianeira.”

LEIA TAMBÉM

Papa Francisco nomeia Dom Leomar Brustolin como arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS)”, no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (AQUI)

Trajetória do novo bispo de Santa Maria (RS)

Leomar Antônio Brustolin nasceu aos 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum. Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Na área da educação coordenou e lecionou nos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul e desde 2005 é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Teologia. Tem alguns livros publicados na área da Escatologia, Mariologia, Catequese e Pastoral. Seu lema episcopal é “In Verbo Tuo”, traduzido por Na tua palavra (Lc 5,5).

Desde então, tem atuado nas seguintes frentes, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, bispo referencial para o Vicariato de Canoas, membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo referencial para Educação e Cultura no regional Sul 3 da CNBB, coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS e coordenador da Pascom da arquidiocese​​​ de Porto Alegre.

Dom Leomar é autor de vários livros e subsídios pastorais voltados para adultos e crianças, entre eles A História de Jesus Narrada às Crianças e Sob o Olhar de Guadalupe – Sinais do Céu sobre a Terra, publicados pela editora Paulus.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo